nsc
hora_de_sc

Cultura pop

Circuito Catarinense de Quadrinhos anuncia quarta edição em Florianópolis

Um dos principais projetos de entretenimento e cultura geek de SC será realizado em março de 2022

16/09/2021 - 13h16

Compartilhe

Marina
Por Marina Martini Lopes
Circuito Catarinense de Quadrinhos
O CCQ nasceu com o propósito de conectar fãs, artistas e indústria e apresentar ao público de todos os gostos e idades o melhor em HQs, arte, entretenimento e games
(Foto: )

O CCQ - Circuito Catarinense de Quadrinhos, um dos mais importantes projetos de arte e cultura geek de Santa Catarina, acaba de anunciar as datas de sua quarta edição: de 18 a 20 de março de 2022. O projeto também está de casa nova: o Boulevard 14/32, da Floripa Airport, em Florianópolis, será sede do projeto que celebra o universo das HQs e da cultura pop.

> Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp

O CCQ nasceu com o propósito de conectar fãs, artistas e indústria e apresentar ao público de todos os gostos e idades o melhor em HQs, arte, entretenimento e games.

- Somos muito mais do que um evento de quadrinhos e entretenimento: queremos ser agentes de transformação e inspiração, pois acreditamos que as melhores histórias ainda serão contadas - diz José Mathias, um dos idealizadores do CCQ, junto a Bruno Flesch.

Por isso o projeto não se resume apenas ao entretenimento, mas também cumpre o papel de ser um espaço educacional, social e cultural. Em 2022 a programação será concentrada em três dias, e totalmente gratuita: estão programados painéis, conversas com artistas, workshops, exposições, live art, o famoso Artists Alley e concurso de cosplay, entre outras atividades.

> Dez filmes para assistir no Star+, novo streaming disponível no Brasil

Em sintonia com as discussões da contemporaneidade, a curadoria do CCQ levará para o evento pautas relevantes, com participação de convidados de todas as regiões do Brasil.

- Tentamos fazer um evento que prega a diversidade do mercado de quadrinhos - ressalta Bruno Flesch.

Atrações confirmadas para o CCQ 2022

As primeiras atrações já estão confirmadas: Alice Monstrinho (Florianópolis), artista na Silver Games e autora dos quadrinhos Radioactive!, de quatro volumes de Bad Omen e cinco HQs pela editora Skript; Lucas Ferreyra (Buenos Aires | Florianópolis), nome de referência em arte sequencial, pinturas e roteiros e com trabalhos publicados em vários países; Diego Moreau (Florianópolis), um dos fundadores da editora Skript, coautor do doc em quadrinhos Bill Finger - A história secreta do Cavaleiro das Trevas e coautor da webcomic Fanboy e Garota Sincera.

> Grupo de rock de Florianópolis se isolou às margens da Lagoa da Conceição para gravar disco

O ilustrador baiano Hugo Canuto também já confirmou sua participação. Ele é autor do álbum Contos dos Orixás (2019), que adapta as grandes histórias da cultura Yorubá para as HQs. Outro nome de destaque é Ricardo Manhães, de Florianópolis, autor best-seller na Europa. Por fim, Cris Peter, artista do Rio Grande do Sul reconhecida pelo trabalho como colorista de quadrinhos.

Circuito Catarinense de Quadrinhos 2019
Circuito Catarinense de Quadrinhos 2019
(Foto: )

CCQ - Circuito Catarinense de Quadrinhos 2022

De 18 a 20 de março de 2022

Boulevard 14/32, no Floripa Airport, em Florianópolis

Site oficial

Leia também:

> ABBA vai lançar primeiro disco em 40 anos e voltar aos palcos de forma digital

> Primeiro romance de Pete Townshend está disponível no Brasil

> Põe na Lista: as séries canceladas que deixaram saudades

Colunistas