Foi realizada na manhã desta quinta-feira, 27, em Blumenau, a cirurgia de reconstrução facial e feminilização da modelo trans Alice Felis, de 25 anos, agredida no Rio de Janeiro na semana passada. O procedimento durou 5h40 e foi realizado no Hospital Santo Antônio.
Continua depois da publicidade
A cirurgia foi realizada pela dupla de cirurgiões José Carlos Martins e Cláudio Eduardo de Souza, que atendem em uma clínica de referência em atendimento a pessoas transgênero.
— A cirurgia ocorreu tudo muito bem. Tudo dentro do planejado — conta o médico José Carlos Martins.
Além da reconstrução da face necessária por conta da agressão sofrida — foram 2 placas e 17 parafusos de titânio — Alice recebeu do médico a cirurgia de feminização facial, procedimento bastante cobiçado pelas trans por deixar a aparência mais feminina.
— Fizemos uma frontoplastia óssea com aumento das órbitas, elevação dos olhos e sobrancelhas. Fizemos também a retirada de gordura do abdômen para colocação nas maçãs do rosto e finalizamos com a rinoplastia. Como ela perdeu alguns dentes e necessitará usar aparelho dentário para finalizar a correção da mordida.
Continua depois da publicidade
Em vídeo o médico explica o procedimento realizado na modelo Alice Felis. Confira:
Entenda o caso
Alice foi agredida dentro de sua casa em Copacabana, no Rio de Janeiro, no dia 16 de agosto, por um homem que havia conhecido em um bar. A modelo teve nariz e maxilar quebrados.
O suspeito de agredir a modelo foi preso quatro dias após o ocorrido. Lucas Brito Marques vai responder por tentativa de latrocínio. Ele foi preso no Morro Pavão-Pavãozinho, em Copacabana.
O caso de transfobia ganhou repercussão nacional e várias celebridades enviaram mensagens de apoio para a modelo. Personalidades como Pabllo Vittar, Preta Gil e Marília Mendonça demostraram solidariedade à modelo.
Continua depois da publicidade