Uma operação conjunta entre o Ibama e o Instituto do Meio Ambiente (IMA) resultou na apreensão de diversos animais silvestres, nativos e exóticos mantidos ilegalmente em cativeiros de Santa Catarina. As equipes estiveram em uma casa e uma empresa na cidade de Timbó, no Vale do Itajaí, onde encontraram desde cobra píton até um crânio de chimpanzé (veja na galeria de fotos abaixo).

Continua depois da publicidade

Os dois locais são investigados em inquéritos diferentes e não pertencem às mesmas pessoas. Um deles está ligado a um biólogo que teve animais apreendidos pelo Ibama em fevereiro deste ano durante uma apresentação em um shopping de São José. Somadas, as multas aplicadas aos dois proprietários dos bichos recolhidos se aproximam de R$ 1,2 milhão.

O balanço da operação, ocorrida nesta terça (3) e quarta-feira (4), mostra a apreensão de duas aranhas nativas, cinco aves – sendo duas de espécies ameaçadas de extinção em Santa Catarina –, além de duas serpentes caninanas, três cobras-do-milho, uma píton e um lagarto-argentino. Esses últimos são animais exóticos cuja importação e manutenção no país sem autorização são proibidas por lei.

Um dos pontos mais preocupantes da ação, segundo as autoridades de proteção ambiental, foi a descoberta de um crânio de chimpanzé em um dos locais vistoriados. O comércio e transporte de chimpanzés, bem como de quaisquer partes desses animais, é estritamente proibido internacionalmente. A única exceção é para finalidades científicas autorizadas.

Os responsáveis foram notificados a apresentar a documentação legal referente aos animais apreendidos. Também foram aplicadas multas que totalizam R$ 1,16 milhão por infrações relacionadas à manutenção ilegal de fauna silvestre e exótica. As investigações seguem abertas.

Continua depois da publicidade

Veja fotos dos animais apreendidos em Timbó

Leia mais

Condenada do 8/1 que tentou fugir para os EUA quer cumprir a pena em Balneário Camboriú

As fotos pouco vistas da Praia do Pinho em Balneário Camboriú, berço do nudismo no Brasil