A chuva da noite de quarta-feira (13) deixou inúmeros estragos em Araquari, cidade do Norte catarinense. Mais de 250 pessoas precisaram deixar suas casas após serem atingidas pelo temporal. Em uma hora, choveu o acumulado de 56 milímetros. A tempestade que veio acompanhada de raios e ventos de 80 km/h deixou rastros de destruição e, por isso, o município precisou decretar situação de emergência e pedir doações de itens humanitários para o Governo do Estado.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Conforme a Prefeitura de Araquari, mais de 200 pessoas ficaram desalojadas, e 51 desabrigadas (17 famílias). Uma casa de madeira chegou a tombar no loteamento Casa Nova por conta da força do vento e da chuva.
Joinville tem alerta severo e ruas alagam com 30 minutos de chuva
Todas as aldeias indígenas foram afetadas. Um recém nascido e uma puérpera, atingidos por um destelhamento na aldeia Tarumã, foram encaminhados para o PA 24h e transferidos para o Hospital Infantil. Ambos passam bem.
Continua depois da publicidade
Veja fotos de Araquari após a chuva
Um abrigo foi aberto na Escola Estadual Almirante Boiteux, mas no final do dia ele foi desativado. Cinco pessoas que estavam na escola foram encaminhadas para a Casa de Passagem.
Nesta quarta-feira (13), as equipes da Defesa Civil concentraram os esforços em atender as famílias atingidas, e desobstruir vias interditadas por queda de árvores. A Defesa Civil distribuiu mais de 800 metros de lona para as famílias que tiveram casas destelhadas.
Prejuízos no setor público
A Unidade Básica de Saúde do Centro foi afetada pela falta de energia elétrica. Todas as vacinas foram perdidas (tetravalente, covid, dengue, entre outras). A geladeira possui bateria reserva, mas não foi o suficiente para aguentar 12h de interrupção de fornecimento. Um prejuízo de 14 mil reais.
Continua depois da publicidade
O telhado do Pronto Atendimento 24h também registrou problema em três setores, mas nada que comprometa o funcionamento da unidade. Uma manutenção preventiva que estava agendada para a próxima semana, será antecipada.
Dois Centros de Educação Infantil foram afetados. O Cinderela, localizado no Centro, e o Pequeno Anjo, no bairro Volta Redonda. Entre os problemas, alagamentos e destelhamentos. As aulas no Cinderela retornam amanhã, já no Pequeno Anjo, somente na segunda-feira.
Doações
A Defesa Civil solicitou para o Governo do Estado, itens humanitários como kits de higiene e limpeza, cestas básicas e água, além de colchões, cobertores e travesseiros.
A comunidade pode ajudar doando água, itens de limpeza, roupas e alimentos não perecíveis nos Bombeiros, ou nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) de Araquari. Veja os endereços:
Continua depois da publicidade
- CRAS Jose Odilon Belarmino Xavier- Unidade Centro
Rua Antônio da Silva, 159, Centro
Horário de Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h - CRAS Justina Cabral – Unidade Porto Grande
Telefone: (47) 3455-0608
Endereço: Dr. Adolfo Bezerra de Menezes, 415, Porto Grande
Horário de Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h - CRAS Esmeralda Conceição Duarte – Unidade Itinga
Telefone: (47) 3429-3231
Endereço: Rua Virgílio Leandro da Maia, Loteamento Vicente, 15, Itinga
Horário de Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h - CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social
Telefone: (47) 3305-0137
Endereço: Rua Bom Jesus, 13, Centro, Araquari
Horário de Atendimento:de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Alerta vermelho
A Defesa Civil Estadual emitiu alerta vermelho para a região. A preocupação maior em Araquari é com as casas que estão destelhadas. A orientação para a comunidade é que evite atravessar áreas de alagamentos ou pontes submersas. Emergências ligue 199 ou 193.
Leia também
Rodovia de SC recebe camada de 22 cm de concreto; execução chega a 85%
Câmera de segurança flagra assaltante atirando contra frentista durante roubo em Canoinhas


















