nsc
nsc

De SC para o mundo

Com crescimento de 265%, operadora de terminal consolida a relevância de Itajaí no cenário nacional

Responsabilidade social e ambiental são marcas da APM Terminals, que comemora 20 anos de história já de olho no futuro

13/07/2021 - 14h10 - Atualizada em: 13/07/2021 - 16h28

Compartilhe

Estúdio
Por Estúdio NSC
Responsabilidade social e ambiental são marcas da APM Terminals, que comemora 20 anos de história já de olho no futuro
Empresa comemora resultados positivos
(Foto: )

Com filial em 42 países e mais de 20 mil colaboradores em todo o mundo, a APM Terminals S.A. é responsável por toda a movimentação de contêineres do Porto de Itajaí, cidade que abriga o maior centro logístico de Santa Catarina e que tem o mais importante complexo portuário da região. A escolha por Itajaí se deu há cerca de duas décadas e, ao longo desse tempo, cidade e empresa vêm crescendo e se fortalecendo mutualmente.

— Nossa empresa completou 20 anos de existência global, e há quase duas décadas estamos também em Itajaí, cidade com a qual estabelecemos uma relação extremamente forte. Tivemos o privilégio de promover o crescimento e a consolidação do Porto no cenário portuário nacional, juntamente com a comunidade portuária de Itajaí e toda a cadeia logística da região — explica Aristides Russi Junior, diretor-superintendente da APM Terminals S.A.

Entre os grandes investimentos realizados pela operadora no município, destacam-se os que geraram modernização do Porto – aquisição de equipamentos como os STS (“Ship-To-Shore” – pontes levadiças que se projeta sobre os navios) e o estabelecimento de novos padrões de segurança e de operação. Além disso, a recuperação dos berços após as enchentes também é um momento muito determinante na história entre Itajaí e APM Terminals.

— A resiliência por parte do grupo empresarial e o desejo de manter-se em Itajaí fez com que o Terminal conseguisse superar momentos de grandes dificuldades como enchentes que assolaram o município em 2008 e 2011, as quais afetaram parte da infraestrutura do porto e inviabilizaram a operação por meses — conta o diretor-superintendente.

Em outro marco importante, que teve como objetivo manter Itajaí na rota das principais linhas de navegação e pronta a receber navios com até 360 metros de comprimento, foram os estudos para implantação da nova Bacia de Evolução, que contou com a contribuição da APM Terminals. Hoje, a Baía de Evolução opera normalmente, e já registrou mais de 500 manobras, todas bem-sucedidas.

Crédito agro: Cresol estima recorde de repasse aos cooperados

O trabalho realizado durante estes 20 anos gerou números impressionantes. Atualmente, a empresa conta com uma equipe de 20 mil profissionais em em 42 países, preparados para oferecer soluções que atendam às necessidades de cada cliente com excelência, operando em 75 portos. A APM Terminals Brasil opera em dois locais estratégicos do país: Itajaí, litoral de Santa Catarina e Pecém, no Ceará, e tem

participação em duas Joint Ventures: 50% da BTP em Santos e 30% no Porto de Itapoá; além de ser arrendatária do Porto de Itajaí, responsável pela movimentação de cargas nos berços 1 e 2, com prioridade nas operações nos berços 3 e 4.

— Entre os bons resultados obtidos, podemos destacar que, mesmo com a crise causada pela pandemia, crescemos 13% em 2020 (em comparação a 2019). E esse crescimento consolidou a relevância de Itajaí no cenário portuário nacional, e deu sequência a um crescimento de 265% dos últimos 4 anos — comemora Aristides Russi Junior.

Atualmente, a APM Terminals é a terceira maior operadora de terminal do mundo, e desempenha globalmente um importante papel na garantia de cadeias de suprimentos ininterruptas, com foco contínuo em segurança, desempenho operacional e produtividade.

— Grande parte desse sucesso é reflexo do comprometimento das nossas pessoas que, principalmente, durante a pandemia destacaram ainda mais o seu valor como trabalhadores essenciais. Nossos recursos humanos, somados a estratégicas comerciais bem estruturadas, permitem participar ativamente da cadeia logística dos nossos clientes de ponta a ponta, como um integrador logístico — destaca o diretor-superintendente.

Porto de Itajaí é a conexão de SC com o mundo
Porto de Itajaí é a conexão de SC com o mundo
(Foto: )

Integração porto–cidade, um compromisso socioambiental da APM Terminals

As políticas de gestão da APM Terminals são pautadas no Way of Working, que tem como premissa a melhoria contínua dos processos e das relações internas e externas. Todas as operações globais são realizadas com o compromisso de melhoria dos níveis de saúde, segurança, educação, cultura, lazer e claro, a conservação do meio ambiente.

— Trabalhamos em uma plataforma única para a transformação enxuta e os comportamentos, ferramentas e elementos que a apoiam, possibilitando uma transformação cultural da empresa. Por sermos um operador global, são diversas as responsabilidades de gerar mudanças positivas na sociedade — afirma Aristides.

Em 2020, a APM Terminals apoiou mais de 30 projetos que beneficiaram seus colaboradores e a comunidade de Itajaí e região, apoiando artistas, atletas, atividades escolares e pessoas em situação de vulnerabilidade social. Os repasses foram realizados por meio do benefício fiscal sobre o serviço (ISS), da Lei de Incentivo ao Esporte e da Lei Rouanet, e totalizaram um milhão de reais. No primeiro semestre de 2021, dez projetos culturais foram beneficiados, com investimento de 270 mil reais. Além disso, a empresa é patrocinadora oficial do Clube de Futebol Marcílio Dias, da equipe de Vela Itajaí Sailing Team, do time de Vôlei de Itajaí e da Associação de Surf Praias de Itajaí.

Investir no presente para a construir o futuro

Comercialmente, a Companhia vem atuando fortemente para minimizar as diferenças na matriz de custos, geradas pelo modelo atual do contrato de arrendamento e, assim, manter a competitividade do Porto de Itajaí.

Quando o assunto é expertise na operação portuária de excelência mundial, a APM Terminals destaca-se como uma das maiores operadoras de portos do mundo, atuando em 75 terminais em 50 países. A APM Terminals faz pare de um dos maiores grupos de logística do mundo, liderado pela Maersk.

— Para o futuro, assim como toda comunidade portuária, aguardamos pelo lançamento do novo modelo de contrato para o Porto de Itajaí (o contrato atual encerra ao final de 2022). E desejamos que o novo contrato seja um modelo que traga mais competitividade para o Porto de Itajaí, para que ele se mantenha em desenvolvimento e crescimento por muito tempo — planeja Aristides Russi Junior.

Leia também

Você sabia que apenas 9% do plástico que existe no planeta é reciclado?

Desafio DIY: Saiba mais sobre o movimento "faça você mesmo" e veja como participar da ação

Colunistas