O frio intenso atingiu com força o Planalto Norte de Santa Catarina. Cidades como Porto União, Irineópolis e Itaiópolis marcaram -2ºC em seus termômetros entre o fim da madrugada e o início da manhã desta terça-feira (24). Esta foi a menor temperatura registrada na região.

Continua depois da publicidade

Outros municípios também registraram números negativos. Monte Castelo, Papanduva e Canoinhas marcaram -1ºC. Esta última, por exemplo, teve sensação térmica -12ºC por conta da combinação temperatura e velocidade do vento, de acordo com a Epagri/Ciram.

Mais próximo ao litoral, os termômetros marcaram temperaturas um pouco mais altas, ainda assim, frias. Joinville teve como mínima 8ºC e Jaraguá do Sul, 5ºC. A sensação térmica ficou, em média, 2ºC e 4ºC, respectivamente.

Cidade mais fria de SC

Ainda que o Norte de SC tenha registrado temperaturas negativas, nenhuma delas chegou próxima da registrada por Urupema, considerada a cidade mais fria do Brasil. A sensação térmica por lá foi de -29°C, às 4h desta terça-feira (24), conforme a Epagri/Ciram. A cidade localizada na Serra de Santa Catarina bateu o recorde de frio de 2025 no Estado ao registrar -8,06°C no mesmo horário. 

Veja as fotos do amanhecer desta terça-feira

Além de Urupema, outras cidades de Santa Catarina também registraram sensação térmica negativa no amanhecer desta terça-feira. Em São Joaquim, por exemplo, os moradores sentiram o frio de -22°C quando os termômetros marcavam -5,71°C, às 7h, com a velocidade do vento de 31 km/h. 

Continua depois da publicidade

Cidades se preparam para acolher durante o frio

Em uma das cidades onde mais esfriou no Norte de SC, a Prefeitura de Porto União está com uma equipe realizando atendimentos todos os dias, incluindo finais de semana e feriados, com o objetivo de oferecer acolhimento e encaminhamentos adequados para pessoas em situação de rua, especialmente em períodos de baixas temperaturas.A administração municipal reforça a importância da colaboração da comunidade. 

Caso algum munícipe identifique pessoas em situação de vulnerabilidade nas ruas, pode e deve acionar diretamente a equipe da abordagem social pelo telefone (42) 98416-1864.

— Nosso município conta com a Casa de Passagem, que garante acolhimento digno às pessoas em situação de rua, desde que atendam aos critérios previstos para esse serviço. É importante destacar que, graças ao olhar sensível e humano, o espaço também oferece condições para que os acolhidos possam permanecer acompanhados de seus animais de estimação, reconhecendo o vínculo afetivo e a importância desses companheiros na vida dessas pessoas — afirma a Secretaria de Desenvolvimento Social, Ivana Franco.

Para atender às pessoas em situação de rua, a Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Assistência Social (SAS), realiza a Operação Baixas Temperaturas. A ação iniciou em 10 de junho e terá duração de 90 dias. 

Continua depois da publicidade

Assim como nos anos anteriores, a operação Baixas Temperaturas oferece 50 vagas em instituições conveniadas com a Prefeitura de Joinville. Para receber o acolhimento, o usuário deve comparecer diariamente, das 7h às 16h30, no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), na Rua Paraíba, 937, Anita Garibaldi, para realizar um cadastro. 

Ao final do dia, os usuários cadastrados jantam no Restaurante Popular I, no bairro Bucarein, e às 17h30 são deslocados para os locais designados. O período de permanência dos acolhidos nas instituições parceiras é das 19h às 7h. 

De acordo com a Secretaria de Assistência Social, nos primeiros 10 dias da Operação Baixas Temperaturas, a média de usuários cadastrados foi de 42 pessoas.

Além das vagas disponibilizadas durante a Operação Baixas Temperaturas, a prefeitura oferece, de forma permanente, 120 vagas em instituições parceiras e alojamento social para atender às pessoas em situação de rua.

Continua depois da publicidade

A comunidade também pode auxiliar o atendimento a essas pessoas acionando o Serviço Especializado de Abordagem Social (Seas), no telefone (47) 3433-3341, para que seja feito o acolhimento nas noites frias.

Leia também

Hipotermia: o que é, sintomas, riscos e como se prevenir do frio

Blumenau amanhece com a menor temperatura do ano na primeira onda de frio do inverno 2025

Cidades de SC se preparam para onda de frio com acolhimento para pessoas em situação de rua