Uma queda brusca nas temperaturas deve fazer os termômetros marcarem a mínima de 5°C em Joinville nos próximos dias. Por conta da intensa onda de frio, a Defesa Civil emitiu um alerta aos moradores, principalmente para a população em situação de vulnerabilidade social.
Continua depois da publicidade
Ainda na tarde desta segunda-feira (23), as temperaturas já abaixam consideravelmente, de acordo com a Defesa Civil. Os moradores da maior cidade do Estado devem sentir o frio mais intenso entre a madrugada desta terça (24) e quarta-feira (25), quando as mínimas se aproximam dos 5°C.
De acordo com o órgão, a condição é decorrente do avanço de uma intensa massa de ar frio e seco de origem polar que passa por Santa Catarina. Em relação à chuva, o tempo deve melhorar a partir desta tarde, mas pode voltar a chover a partir de quinta-feira, quando as temperaturas mínimas devem ficar em torno dos 10 °C.
Acolhimento pessoas em situação de rua durante onda de frio
Para atender às pessoas em situação de rua, a Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Assistência Social (SAS), realiza a Operação Baixas Temperaturas. A ação iniciou em 10 de junho e terá duração de 90 dias.
Continua depois da publicidade
Assim como nos anos anteriores, a operação Baixas Temperaturas oferece 50 vagas em instituições conveniadas com a Prefeitura de Joinville. Para receber o acolhimento, o usuário deve comparecer diariamente, das 7h às 16h30, no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), na Rua Paraíba, 937, Anita Garibaldi, para realizar um cadastro.
Joinville tem fim de semana violento com três assassinatos
Ao final do dia, os usuários cadastrados jantam no Restaurante Popular I, no bairro Bucarein, e às 17h30 são deslocados para os locais designados. O período de permanência dos acolhidos nas instituições parceiras é das 19h às 7h.
De acordo com a Secretaria de Assistência Social, nos primeiros 10 dias da Operação Baixas Temperaturas, a média de usuários cadastrados foi de 42 pessoas.
Atendimento permanente
Além das vagas disponibilizadas durante a Operação Baixas Temperaturas, a prefeitura oferece, de forma permanente, 120 vagas em instituições parceiras e alojamento social para atender às pessoas em situação de rua.
Continua depois da publicidade
A comunidade também pode auxiliar o atendimento a essas pessoas acionando o Serviço Especializado de Abordagem Social (Seas), no telefone (47) 3433-3341, para que seja feito o acolhimento nas noites frias.
*Sob supervisão de Fernanda Silva
Leia também
Pai e marido: quem era o homem encontrado morto com golpes de faca em SC
Encontro de corpo de mulher às margens da BR-101 revela feminicídio em Joinville