nsc
nsc

Infraestrutura

Com investimento de mais de R$ 200 milhões, município do Vale do Itajaí se destaca em qualidade de vida

Projeto Avança Gaspar tem transformado a infraestrutura do município, com valores aplicados em mobilidade, espaços públicos e muito mais

03/06/2022 - 15h08

Compartilhe

Estúdio
Por Estúdio NSC
Projeto avança Gaspar
O projeto avança Gaspar tem consolidado o munícipio como referência em qualidade de vida
(Foto: )

A urbanização das cidades com adensamento populacional traz consigo uma necessidade para manter a qualidade de vida da população: melhorias constantes. Uma cidade mais ativa, com propostas e projetos que visem tornar a rotina mais fácil e harmônica, gera benefícios de longo prazo para quem ali vive, atrai novos residentes e empresas que os busquem como público-alvo, além de colaborar com a valorização da região.

Após dois anos de pandemia com restrições, os moradores querem viver a cidade de forma mais ampla e sem enfrentar um caos quando saem de casa. Pensando na necessidade de aprimoramento em infraestrutura e serviços, a prefeitura de um município do Vale do Itajaí é exemplo de como é possível ter uma política de governo para o desenvolvimento desse tipo de ação.

> Município de Gaspar irá revitalizar 30 espaços públicos para lazer

O Avança Gaspar foi lançado inicialmente em 2018 como o maior programa de investimentos da história da cidade e com o compromisso de realizar diversas obras em todos os bairros e em diversas áreas até 2023. No entanto, como em 2021 uma parte relevante dos projetos estava concluída, a prefeitura do município de Gaspar vai ampliar a iniciativa.

Dulci Santos, moradora do município, reforça a importância da obra de pavimentação da Rua São Bento, que já abriga grandes empresas, chamando a atenção de outros empresários para instalação de suas empresas nesta região.

— Esta rua faz parte do projeto do Anel de Contorno de Gaspar, que traz a impressão de desafogamento do trânsito da parte central da cidade. Com a pavimentação, a população que tem residência nesta região tem um salto de qualidade de vida e bem estar, e também reduz esforços com manutenções frequentes que estradas de chão demandam — detalha.

Segundo a prefeitura, logo no início do mandato, foi possível estruturar setores de captação de recursos e planejamento, com apresentação de projetos, além de conseguir entregar para a comunidade praticamente tudo o que foi anunciado através do Avança Gaspar.

Avança Gaspar 2022

Lançado no final de fevereiro, o programa continua a executar ações de melhoria e organiza os procedimentos para elaboração de novos projetos de obras estruturantes, de mobilidade, saúde, educação e outras áreas. Nessa nova etapa, mais de 50 projetos vão proporcionar para o cidadão gasparense uma cidade melhor para se viver, de acordo com a administração municipal.

Durante o lançamento, a prefeitura anunciou a compra do terreno da FURB; um convênio com a Polícia Militar para uma central de monitoramento; a autorização para criação do Parque Natural Municipal; e o termo de compromisso para a implantação de um programa habitacional municipal para famílias que residem em áreas de risco.

Além da execução de novas obras de revitalização de vias, o programa terá continuidade das principais obras do município, como o Anel de Contorno, a segunda etapa do Parque Naútico, segundo trecho da Rua Frei Solano, terceiro trecho da Rua Itália, terceiro trecho da Rua José Junges e Rua Fausto Dagnoni.

Além de projetos de infraestrutura, o Avança Gaspar vai ampliar a rede e capacidade de armazenamento de água, realizar o programa Saúde na Escola, Saúde preventiva para mulheres trabalhadoras, fortalecer o Programa de Paradesporto e revisar os planos Diretor, de Mobilidade e de Saneamento.

Investimento em melhorias

Segundo a secretaria de gestão administrativa, ao todo, serão mais de R$ 200 milhões aportados, com recursos do Finisa (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento) Badesc, Banco do Brasil, Caixa e Plano 1000, além de recursos próprios do município. O objetivo é trazer o desenvolvimento da cidade com obras estruturantes, trazendo uma nova configuração da cidade.

De acordo com a secretaria de obras, o ano será focado em asfaltar mais de 50 km de ruas nos bairros, além de melhorar praças públicas, trocar lâmpadas tradicionais por de LED, que são mais eficientes e colaboram mais com o meio-ambiente. Saúde e educação também serão beneficiadas, com obras de infraestrutura nas escolas Profª Dolores Luzia dos Santos Krauss e Norma Mônica Sabel. Ainda, o município deve construir um novo CDI Central no Bairro Margem Esquerda.

> Ação conjunta: Município de Gaspar realiza ações sustentáveis com a colaboração da população

O Hospital de Gaspar será transformado: a unidade vai contar com ampliação do Pronto Atendimento, ampliação e modernização do Centro Cirúrgico e o mais esperado por toda a comunidade, a instalação da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com 10 leitos geral adulto. Já estão em execução a construção da Sede do Integrar – o serviço de atendimento para população com transtorno espectro autista, a unidade básica de saúde Sete de Setembro e o gavetário do cemitério.

O Hospital de Gaspar
O Hospital de Gaspar é apenas uma das reformas planejadas para a cidade
(Foto: )

Ao todo, serão quatro módulos com 80 gavetas cada e 170 ossuários. Outras iniciativas já iniciadas são o Lazer em foco, com revitalização de 29 áreas de lazer e o Programa Bem-Estar Animal + Parcão, que oferece melhorias de infraestrutura para os animaizinhos. Na saúde, Avança Gaspar contempla ainda o programa de saúde preventiva para mulheres trabalhadoras e saúde nas unidades escolares.

Saiba mais no portal da prefeitura do município

Leia também

Gaspar lança projeto especial de reforço à educação de alunos com autismo

Projeto Avança Gaspar investe na infraestrutura e qualidade de vida da população

Município catarinense gerou 250% mais empregos em 2021, comparado ao ano anterior

Colunistas