nsc
nsc

Pertencimento

Município de Gaspar irá revitalizar 30 espaços públicos para lazer

Com o papel de promover mais qualidade de vida e bem-estar à população, os novos espaços irão promover reencontros pós-pandemia

08/09/2021 - 14h47 - Atualizada em: 13/09/2021 - 13h20

Compartilhe

Estúdio
Por Estúdio NSC
Reencontro em praça pública
Reconhecendo a importância desses espaços para o bem-estar e saúde da população, PMG lançou o Programa Lazer em Foco.
(Foto: )

Com o avanço da vacinação, a população catarinense aguarda para poder viver a socialização de forma plena, interagindo ativamente com a comunidade local. Como reflexo desse movimento, é esperado que espaços de lazer público passem a ser ainda mais frequentados, fortalecendo o vínculo de pertencimento local e também promovendo momentos de qualidade de vida e bem-estar.

A valorização desses espaços vem desde a antiguidade, quando as cidades eram construídas a partir de um espaço central compartilhado, como as ágoras gregas ou ainda os fóruns romanos, sendo também um ambiente de manifestação popular. Com o avanço da arquitetura, cada vez mais esses espaços, como praças e parques, vêm ganhando também a função da promoção da saúde, com investimentos em arborização, iluminação pública e design, que despertam mais tranquilidade e estimulam atividades em sociedade.

O esporte e o lazer, por exemplo, possuem um papel importante para a saúde mental, pois podem reduzir os níveis de estresse e ansiedade – situações que foram amplamente enfrentadas nos últimos anos, de forma geral, com a crise sanitária. E ainda mais desde a chegada da pandemia.

atividade esportiva praça pública
Espaços públicos de lazer oferecem mais qualidade de vida e bem-estar à população, inclusive com a prática de esportes.
(Foto: )

Infelizmente, não são todos que podem pagar a ida a um clube ou uma academia de ponta. Por isso, é fundamental que o poder público invista em ambientes como esse, garantindo que pessoas de todas as classes tenham direito à promoção da qualidade de vida. Parques, praças, pistas de caminhada, corrida, para andar de bicicleta, centros de lazer são algumas das possibilidades, mas que, mesmo sendo públicas, precisam estar em bom estado.

Exemplo no Vale do Itajaí

Atenta a essa necessidade, em abril deste ano a Prefeitura de Gaspar, por meio da Fundação Municipal de Esportes e Lazer lançou o Programa Lazer em Foco, que irá promover a reforma e revitalização de cerca 30 espaços públicos municipais, além da construção do parque no Bairro Bela Vista.

Praças, parques infantis, quadras de esportes em todas as regiões do município receberão um investimento total de aproximadamente R$ 6 milhões. O planejamento é para os próximos seis anos revitalizar 30 espaços com investimento aproximado de um milhão de reais por ano.

> Com oscilações no repasse de recursos, gestão financeira dos municípios exige atenção

O programa tem o objetivo de cuidar de toda a manutenção de áreas de lazer para que as famílias voltem a frequentar os locais com tranquilidade e as crianças possam brincar e se divertir em segurança.

balanço na praça
Ao todo, 30 espaços serão revitalizados pela Prefeitura de Gaspar, incluindo o Parque Niterói.
(Foto: )

O projeto ainda prevê o 'selo' empresa amiga do esporte, que permite que a iniciativa privada 'adote' um espaço, fazendo a revitalização e a devida manutenção. Assim que a pandemia terminar, também há a intenção de fazer ações e eventos de lazer.

Novidades em vista

De acordo com a prefeitura, neste momento as revitalizações contemplam as áreas de lazer da praça de lazer da Rua Niterói - que está quase pronta - e a área de lazer do Bairro Bela Vista, que está com 35% de encaminhamento e vai ser entregue em outubro deste ano. Além disso, a área de lazer do Sertão verde vai ser entregue em dezembro. A ideia é que cada bairro tenha pelo menos uma área de lazer e prática esportiva.

Segundo a Fundação Municipal de Esportes, o principal espaço de lazer hoje em Gaspar é o Complexo Esportivo Prefeito João dos Santos no bairro Poço Grande, onde fica a sede da Fundação Municipal de Esportes e Lazer. A moradora Rebeca de Mendonça, de 32 anos, usufrui da praça João dos Santos, mas acredita que o local poderia ter mais árvores para sombra.

— Frequentamos esse espaço desde que meus filhos eram pequenos, hoje eles têm 8 e 6 anos. Usamos mais para eles brincarem. Mas gostaria que tivesse uma pista para caminhada com asfalto, poderia ter uma aqui no bairro Arraial — destaca.

Gaspar evoluiu muito quando se fala em lazer, desde a implantação de ciclovias até a revitalização de áreas específicas para práticas esportivas. De acordo com o presidente da Fundação, Roni Muller, o programa Lazer em Foco busca a revitalização dos espaços públicos para a prática do esporte e lazer.

> Ação conjunta: Município de Gaspar realiza ações sustentáveis com a colaboração da população

— Já estamos com a praça do bairro margem esquerda na Rua Niterói concluída e pronta para ser entregue a comunidade. Em outubro pretendemos entregar a segunda Praça que fica no bairro Bela Vista, que vai contar com uma pista de skate que vai ser referência para a região — comenta Muller.

Segundo o presidente, ainda esse ano será entregue uma área de lazer com pista de caminhada, campo de futebol e vôlei de areia, prática de algumas atividades de atletismo e quadra de basquete Street. Até abril de 2022, mais duas praças serão entregues.

Retomada pós-pandemia

Com a crise causada pela pandemia de Covid-19, muitas atividades esportivas e de lazer ficaram suspensas, visando a diminuição de aglomerações e contaminação pela doença. No entanto, com a vacinação, a expectativa é grande para o retorno, afirma Muller.

— Quanto aos eventos que vão ser retomados, posso dizer que existem vários! Por exemplo, Jogos da educação, Jogos Escolares, festivais de futsal, voleibol ,entre outros programas em cena que fazem parte da juventude como o Em cena, programa onde um jovem cantar ganha um palco e equipamentos para se apresentar ao público — completa.

Saiba mais sobre as ações realizadas pela Prefeitura de Gaspar no site oficial e no canal do NSC Total.

Leia também

Clubes recreativos aliam qualidade de vida, lazer e convívio em comunidade

Paisagismo em apartamento: Como trazer a natureza para dentro de casa

Afinal, é possível investir com 100 reais por mês?

Colunistas