No próximo ano, novos ônibus passam a circular em Jaraguá do Sul, no Norte de Santa Catarina. O investimento total é de R$ 15 milhões por meio do programa Novo PAC, do governo federal. Ao todo, 19 veículos do novo modelo serão comprados com o valor. Sete deles já entram em operação em janeiro de 2026.

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Os novos ônibus são do modelo EURO VI, com transmissão automática, suspensão a ar e movidos a diesel. Conforme Diego Bogo, gerente administrativo da Empresa Senhora dos Campos Concessionária de Transporte Urbano, os veículos são menos poluentes e com maior eficiência. 

— São veículos para trazer um pouco mais de conforto ao nosso usuário — afirma.

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O resultado do Novo PAC, programa que possibilitou a renovação da frota jaraguaense, foi revelado na última sexta-feira (29) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). São R$ 9,78 bilhões previstos em financiamentos em 12 estados brasileiros.

Em Jaraguá do Sul, a proposta da Empresa Senhora dos Campos Concessionária de Transporte Urbano, no valor de R$ 15 milhões de financiamento, prevê a aquisição de 19 ônibus. O valor será repassado em três etapas para a empresa, com o repasse de R$ 5 milhões em cada uma delas. O primeiro repasse já foi liberado e permitiu a compra dos primeiros sete ônibus, que passam a circular na cidade em janeiro de 2026.

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Joinville também foi beneficiada

A proposta para novo binário da zona Sul de Joinville foi selecionada pelo Novo PAC Seleções 2025, na modalidade de mobilidade urbana. Com a aprovação, a prefeitura poderá contratar financiamento para as obras. A nova rodada do programa do governo federal foi anunciada na sexta-feira (29), com a escolha de 29 propostas.

A solicitação de Joinville foi de R$ 95,3 milhões para implantar o binário entre as ruas Florianópolis e Monsenhor Gercino. O plano de melhorias no transporte coletivo colaborou na escolha da proposta – há previsão de corredores de ônibus no binário. O recurso será usado em requalificação das duas vias, entre outras obras. No formato planejado, a rua Monsenhor Gercino faz o sentido Centro-bairro, entre as ruas Santa Catarina e a Elpídio Lemos, perto do terminal de ônibus do Itaum.

A rua Florianópolis faz o sentido contrário, com mão única bairro-Centro entre as ruas Agulhas Negras e General Rondon. As simulações realizadas pela prefeitura apontaram redução média de 30% nos deslocamentos, em divulgação em 2023, quando a proposta foi apresentada.

O plano era de implantar o binário naquele momento, mas comissão de vereadores solicitou mais melhorias nas duas vias, como requalificação, drenagem, iluminação, melhor sinalização em cruzamentos com ferrovia, recuperação de calçadas, entre outras obras, e a prefeitura adiou a proposta.

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*Sob supervisão de Leandro Ferreira

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