Começa nesta sexta-feira (24), em Lages, na Serra catarinense, a 34ª Festa Nacional do Pinhão. O evento segue até 2 de junho com uma programação que inclui gastronomia típica, apresentações culturais e shows nacionais. Nesta noite de abertura, os portões abrirão às 19h e, de forma inédita, com a entrada franca.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

No Palco Nacional, a banda Corpo e Alma, dona do hit “Perigosa e Linda”, Simão Wof, com seu violino, e a DJ Scheila, animam o público. Para completar os shows de abertura, no Palco Nativista, o fandango será por conta de Fabiano Rocha e Grupo Nova Paixão. Todas as apresentações serão gratuitas no Parque Conta Dinheiro.

Festa Nacional do Pinhão deve movimentar mais de R$ 40 milhões em Lages

— Preparamos uma programação gratuita especial para os visitantes da Festa. Em cinco dos dez dias de festa a entrada será gratuita. Queremos que mais pessoas possam participar e aproveitar as atrações nacionais, regionais e a especial Vila das Crianças —conta Ricardo Avlis, CEO da AME, empresa organizadora da Festa.

Continua depois da publicidade

Um dos destaques deste ano é a Casa da Tradição, que vai proporcionar uma imersão na cultura local através de exposições de fotos da festa, com prosa e chimarrão.

— Este espaço fica em frente a entrada. Quem vier a festa chegará sendo recepcionado pela cultura serrana, chimarrão e a estrela da festa, o pinhão, semente da araucária que fez germinar essa grande festa do povo lageano — ressalta Ricardo.

Confira a programação completa da 34º Festa Nacional do Pinhão, em Lages

Ainda para o primeiro dia do evento estão programados dois atos tradicionais da Festa Nacional do Pinhão. Às 19h30 será realizado o culto ecumênico, celebrado pelo Bispo Dom Guilherme, na Capelinha Aliança do Amor. Depois, no mesmo local, ocorre a abertura oficial com a presença de autoridades, incluindo o governador Jorginho Mello (PL), que lançará a segunda edição do projeto “Estação Inverno”, que fomenta o turismo de inverno em Santa Catarina.

— A Festa do Pinhão não é mais somente uma festa, ela é um dos principais festivais do Sul do Brasil, que além de oferecer entretenimento de alta qualidade, também impulsiona o mercado da música e de eventos ao trazer tendências e diversos estilos musicais ao palco nacional, ao palco nativista e aos shows no backstage. E ainda mantém a tradição com a Sapecada da Serra Catarinense e Sapecada da Canção Nativa. Teremos um grande evento — conclui Ricardo Avlis.

Continua depois da publicidade

Veja fotos da Festa do Pinhão

Leia mais

Saiba o que fazer em Lages durante a Festa do Pinhão

Conheça a história da indumentária que embala a Festa do Pinhão em SC

FOTOS: Conheça a nova rainha e as princesas da Festa do Pinhão 2024

Destaques do NSC Total