Mais de 3 mil pessoas procuraram as unidades de saúde de Balneário Camboriú e Itajaí no último sábado (10) durante o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. A mobilização, que abriu a vacinação para toda a população com mais de seis meses de idade, teve como foco aumentar a cobertura vacinal e prevenir casos graves de gripe e Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Em Balneário Camboriú, 2.034 pessoas se vacinaram no sábado. Desde o início da campanha, 16.702 doses já foram aplicadas, sendo 10.259 destinadas aos grupos prioritários, 8.834 idosos, 1.268 crianças e 157 gestantes, o que representa 26,31% da meta nacional.
A vacinação é gratuita e continua até o dia 30 de maio em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), com horários estendidos nas unidades Central (às segundas) e Bairro das Nações (às quartas), até às 20h30.
Além da vacinação, o Dia D em Balneário Camboriú ofereceu diversos serviços gratuitos, como consultas clínicas, exames preventivos, saúde bucal, auriculoterapia e atividades lúdicas para gestantes e crianças, ampliando o acesso à saúde para quem não consegue atendimento durante a semana.
Continua depois da publicidade
— A vacinação é a melhor forma de evitar complicações da gripe, especialmente neste momento em que há aumento dos casos respiratórios — reforça a secretária de Saúde de Balneário Camboriú, Aline Leal.
Já em Itajaí, o Dia D contou com a participação de mais de 300 profissionais de saúde em 30 unidades abertas, resultando em 1.760 doses aplicadas contra a gripe no sábado.
Desde o início da campanha, o município já aplicou 8.200 doses da vacina contra a influenza, além de 1.300 de rotina, somando 10.100 doses apenas no Dia D. A cidade também atingiu 27% da meta de vacinação, que é de 90%, conforme a Diretoria de Vigilância Epidemiológica.
A secretária de Saúde de Itajaí, Mylene Lavado, alerta para a gravidade da Síndrome Respiratória Aguda Grave, que tem lotado UTIs no Estado:
Continua depois da publicidade
— A vacinação é essencial para reduzir internações. Estamos com horário estendido até 19h30 durante a semana para facilitar o acesso da população — afirma.
Veja como foi a vacinação
UTIs em situação crítica
A campanha de vacinação ocorre em um momento crítico para o sistema de saúde de Santa Catarina. Dados recentes do Centro de Informações Estratégicas para a Gestão do SUS (Cieges SC) indicam que a macrorregião da Foz do Rio Itajaí, que inclui Balneário Camboriú e Itajaí, estão com 100% dos leitos de UTI ocupados.
A situação é agravada pelo aumento dos casos de doenças respiratórias, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), que têm levado a um aumento significativo nas internações hospitalares.
Continua depois da publicidade
A Secretaria de Estado da Saúde alerta para a importância da vacinação como forma de prevenir casos graves e aliviar a pressão sobre o sistema de saúde.
A vacina contra a gripe protege contra os principais subtipos do vírus da gripe (Influenza A H1N1, H3N2 e Influenza B) e pode ser tomada mesmo em caso de sintomas leves, desde que sem febre.
A campanha segue em todo o Brasil até o fim do mês, com expectativa de ampliar a cobertura vacinal e conter o avanço das doenças respiratórias no outono.
Para se vacinar, é necessário apresentar um documento de identidade com foto e a caderneta de vacinação.
Continua depois da publicidade
Além da vacinação, especialistas orientam medidas simples de prevenção:
- Uso de máscaras em caso de sintomas gripais;
- Higienização das mãos;
- Ventilação de ambientes;
- Etiqueta respiratória.
Leia mais
Professora de SC é acusada de “ritos satânicos” e extorsão a italiano em onda de difamação
Com o novo Senna Tower, como fica o ranking dos prédios mais altos de Balneário Camboriú