Em um casarão açoriano do século 19, de frente para a Praia das Flores, no Sambaqui, o restaurante Chopp e Prosa leva a gastronomia manezinha para o Comida di Buteco. Administrado por três mulheres, as concunhadas Juliana Luz Cardoso Veras Gomes, Kamila Sarda Queiroz Gomes e Vanessa Pires Gomes, o estabelecimento criou um quibe de berbigão para a edição deste ano e busca conquistar o primeiro título no concurso.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Apelidado de Quibe do Mané, o prato faz uma homenagem ao famoso molusco de Florianópolis, misturando-o com especiarias, pimentão e hortelã e um recheio de creme de provolone. O prato é empanado, frito e servido com molho de mostarda dijon e mel.
— É algo inédito, criado pelo nosso chef (Jeferson Luis Piva). Quisemos inovar — explica Kamila Sarda Queiroz Gomes.
Esta é a segunda vez que o Chopp e Prosa participa do Comida di Buteco. Na estreia, em 2024, o restaurante ficou em oitavo lugar geral — resultado que animou a equipe para 2025.
Continua depois da publicidade
— Somos novatos e isso pra gente foi uma surpresa. Somos em três sócias, em um negócio de família — celebra Juliana Luz Cardoso.
História familiar
O bar ocupa um imóvel no tradicional estilo açoriano. O casarão, datado do início do século 19, foi adquirido nos anos 2000 pelo sogro das proprietárias, e dado para elas como um presente. O espaço foi reformado e se tornou Chopp e Prosa em 2019.
A decoração traz azulejos açorianos, com um piso de madeira original e ares românticos, com móveis antigos, flores rosas e lustres de vidro. Um espaço kids com tema de Boi-de-Mamão completa o cenário, que tem um toque feminino:
— Foi nossa sogra que escolheu cuidadosamente a decoração — diz Kamila.
Prestes a completar seis anos, o Chopp e Prosa pretende se consolidar no concurso em 2025.
— O Chopp e Prosa é um espaço para conversa fiada, para beber, beliscar e conversar — descreve a proprietária.
Continua depois da publicidade
Veja fotos do Chopp e Prosa
Ficha técnica do restaurante
- Quando entrou no concurso: 2024
- Quantas vezes ganhou: nenhuma
- Nome do prato de 2025: Quibe do Mané
- Descrição do prato: quibe a base de berbigão e especiarias, recheado com creme de provolone e servido com molho de gergelim, mostarda dijon e mel
- Endereço: Rodovia Gilson da Costa Xavier, 1.478, no Sambaqui, em Florianópolis
O que é Comida Di Buteco
No Comida di Buteco, os estabelecimentos oferecem petiscos exclusivos durante um período de tempo, por um preço fixo — neste ano, o valor é R$ 35. Depois, público e jurados elegem o melhor “buteco” da cidade. O critério principal é a qualidade do petisco, mas a avaliação também considera atendimento, higiene e temperatura da bebida.
Depois dessa, são mais duas etapas: eleitos os vencedores de cada circuito, um outro corpo de jurados visita e avalia os campeões para que seja eleito, então, o melhor “buteco” do Brasil.
Continua depois da publicidade
Pratos que participam do concurso neste ano
Leia também
Tudo a R$ 35: os pratos e os bares que competem no Festival de Butecos na Grande Florianópolis





































