O cometa 3I/Atlas segue no centro dos debates da comunidade científica e também entre os assuntos mais comentados pelos internautas. O visitante interestelar, que já esteve envolvido em uma série de polêmicas, voltou a ser pauta nos últimos dias, quando algumas publicações afirmaram que ele teria parado no espaço por cerca de seis horas – o que, para muitos, seria mais um indício de que o 3I/Atlas, na verdade, é uma nave alienígena ou então fruto de tecnologia extraterrestre.
Continua depois da publicidade
Essa nova teoria a respeito do cometa interestelar surgiu após algumas publicações feita pela Agência Espacial Chinesa (CNSA). Mas, o que, de fato, consta nesses comunicados? O que foi dito pelos chineses e como essas informações resultaram em mais uma polêmica envolvendo o 3I/Atlas?
A informação, amplamente divulgada, de que o cometa teria parado no espaço é, na verdade, mais um erro de interpretação e de tradução dos comunicados chineses. A agência espacial informou que, por questões técnicas, parou de monitorar e de fazer imagens do 3I/Atlas por cerca de seis horas. Ou seja, em nenhum momento foi dito que o nosso visitante interestelar “estacionou” no cosmos.
A falha de interpretação pode ter sido causada pela dificuldade de compreensão do idioma chinês e da tradução para outras línguas, como o inglês, além de questões gramaticais. Mas, o fato é que o cometa segue normalmente o curso pelo espaço previsto pelos astrônomos.
A trajetória do 3I/Atlas
Ao contrário do que está sendo divulgado, o 3I/Atlas segue passeando pelo nosso Sistema Solar. A pausa no monitoramento por parte da China se deu quando o cometa se afastou da órbita de Marte, ficando fora do raio de ação de uma das sondas da CNSA que estava sendo usada para observar o corpo celeste.
Continua depois da publicidade
No dia 19 de dezembro, o 3I/Atlas deve ter a aproximação máxima prevista com a Terra. Na ocasião, ele vai ficar a “apenas” 270 milhões de quilômetros da nossa superfície. No final de outubro, o cometa passou perto do Sol e teve as alterações de formação e comportamentos previstos para astros dessa categoria.
As imagens mais recentes do cometa
Ciência rebate mitos sobre o cometa
A teoria de que o 3I/Atlas parou no espaço é apenas mais um dos mitos que já se levantaram sobre o cometa interestelar. Cientistas já precisaram rebater outras conspirações, como a de que o corpo celeste, na verdade, seria uma nave alienígena.
Em novembro, a NASA realizou uma live para divulgar novas imagens e também apresentar algumas informações e detalhes do cometa, como composição do núcleo e outras características físicas. Na ocasião, agência espacial americana também rebateu as teorias conspiratórias e voltou a afirmar que o 3I/Atlas não representa nenhum tipo de ameaça para a Terra – e que nunca acionou nenhum sistema de defesa planetária por conta do visitante interestelar.





