Entre os exames mais frequentes, diagnósticos por imagens se fazem presentes e auxiliam a área da saúde a identificar e tratar diferentes problemas. Devido a sua importância, esse setor tem passado por uma série de novas regulamentações, por meio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Continua depois da publicidade

> Empresa catarinense se destaca no segmento de diagnóstico por imagem

Em conjunto com a mais recente legislação, a Resolução – RDC Nº 330, também foram aprovadas Instruções Normativas (IN) específicas para cada serviço, visando aumentar ainda mais a segurança e qualidade dos procedimentos. A principal novidade dentro dessas Instruções Normativas é a inserção de equipamentos de Ultrassonografia e Ressonância Magnética e, de acordo com a Anvisa, o prazo limite para adequação deve encerrar no final de 2021.

De forma pioneira e conectada com a realidade, a empresa Safety Soluções em Radioproteção, uma startup de Itajaí, no litoral catarinense, já apresenta ao mercado uma ferramenta inovadora no Brasil. O software batizado de “Safe One”, com uso de Inteligência Artificial, realiza todo o gerenciamento e controle de qualidade dos aparelhos de Ultrassom e Ressonância Magnética de forma totalmente automatizada e sem margem de erro.

— Nosso sistema tem a capacidade de ir além do controle de qualidade. Com o artifício da Inteligência Artificial, o ‘Safe One’ acaba se transformando em um gerador de big data. São dados que podem ser utilizados pela engenharia clínica, segurança do trabalho, setor administrativo e suporte técnico. São informações altamente específicas e com absoluta precisão que, com certeza, ajudam os gestores em todas as tomadas de decisão — avaliou Renato Dantonio Paciência, sócio-fundador da empresa Safety Soluções em Radioproteção.

Continua depois da publicidade

Tecnologia a favor da saúde

Com a Inteligência Artificial como principal aliada, o controle de qualidade e o processo de gestão são conduzidos de forma automatizada pelo software, que abrange, enquadra e atende as regulamentações sanitárias de acordo com todas as exigências da Anvisa. O programa tem a capacidade, inclusive, de mensurar o tempo de vida útil de um equipamento de diagnóstico por imagem.

— A plataforma que utilizamos também consegue gerenciar com exatidão os volumes e quantidades de doses de radiação dos profissionais de saúde e também dos pacientes. O ‘Safe One’ nos avisa sobre a data de vencimento de alvarás sanitários, por exemplo, deixando o cliente informado e preparado para passar pela auditoria sanitária — explicou Carlos Eduardo Borges de Queiroz, sócio da empresa Safety.

Quer saber mais sobre as funcionalidades do Safe One? Acesse o site da Safety Rad.

Leia também

Pedidos de atestados de pessoas com comorbidades para vacinação colocam SC em alerta para fraudes

Nova companhia aérea brasileira terá Florianópolis entre os destinos