O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) passará a cumprir a pena de 27 anos e 3 meses de prisão pela trama golpista no 19º Batalhão da Polícia Militar no Distrito Federal, dentro do Complexo Penitenciário da Papuda, conhecido como Papudinha, após ordem de transferência do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes nesta quinta-feira (15). O local teve todas as instalações reformadas em 2020, de acordo com a PM.

Continua depois da publicidade

Bolsonaro ficará alojado em uma das oito celas com banheiro com box, chuveiro com água quente, cozinha com geladeira, lavanderia, quarto com cama de casal e sala. No local, também é permitido o acesso a televisores e equipamento de ventilação mecânica, conforme as regras da unidade. Dessa forma, a cela é quatro vezes maior que a da Superintendência da Polícia Federal, que possui cerca de 12 metros quadrados.

Assim como outros presos, como o ex-ministro Anderson Torres e o ex-diretor da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e ex-secretário de São José Silvinei Vasques, que também cumprem pena por participação na trama golpista, o ex-presidente receberá itens de higiene, limpeza, enxoval e roupas definidos pela administração da unidade prisional.

Bolsonaro também poderá se alimentar cinco vezes por dia: no café da manhã, almoço, lanche, jantar e ceia. O ex-presidente também poderá tomar banho de sol na área externa da cela, sem controle de horário.

Veja fotos

Continua depois da publicidade

Capacidade para 60 presos

O prédio tem capacidade total para 60 presos e, até o começo de novembro, contava com 52 pessoas detidas na Papudinha, localizada perto das unidades da Papuda, no Jardim Botânico.

A PM afirmou, ainda, que o local também possui sala exclusiva para atendimento de advogados, consultório médico interno, pista de caminhada e área para a prática esportiva.

Qual a diferença da Papuda para a Papudinha?

Na Papudinha, são presos militares estaduais que ainda mantêm vínculo com a corporação; presos militares que aguardam eventual condenação que possa resultar na perda do cargo; e civis que possuem direito à Sala de Estado-Maior, como advogados inscritos na OAB, por exemplo.

Já a Papuda possui condições piores em relação à Papudinha, podendo abrigar presos provisórios ou já condenados que respondem pela Justiça do Distrito Federal e réus condenados por decisão do STF ou STJ, por exemplo.

Continua depois da publicidade

*Com informações do g1 e da GloboNews