A Transnordestina, megaferrovia que vai cruzar 53 cidades do Brasil ao longo de 1,2 mil quilômetros, está 80% concluída, segundo informações do Ministério dos Transportes. A obra deve ser totalmente entregue em 2027.

Continua depois da publicidade

Com 1.206 quilômetros de extensão na linha principal e outros 73 quilômetros em ramais secundários, a Transnordestina atravessará 53 municípios, ligando Eliseu Martins, no Piauí, ao Porto do Pecém, no Ceará. Do total do traçado, 608 quilômetros da ferrovia estão localizados no Ceará e deve beneficiar 28 municípios.

Além disso, outras 18 cidades do Piauí e sete pernambucanas também serão contempladas. O orçamento total do empreendimento é de R$14,9 bilhões, sendo que R$11,3 bilhão já foram aplicados.

A ferrovia pretende redesenhar o mapa logístico do Nordeste, com papel central no escoamento da produção do Matopiba, região que abrange áreas do Maranhão, Piauí, Bahia e Tocantins. O objetivo é reduzir custos logísticos e fortalecer a competitividade dos produtos brasileiros no mercado internacional, além de impulsionar o desenvolvimento econômico regional.

Como é a megaferrovia

Continua depois da publicidade

Mais de 80% das obras concluídas

Em janeiro deste ano, o Ministério dos Transportes informou que mais de 80% das obras a fase 1 já estavam concluídas: são 727 quilômetros da linha principal finalizados, enquanto outros 326 quilômetros permanecem em execução.

— Uma ferrovia, uma vez implantada, induz desenvolvimento no seu entorno, com a instalação de terminais e portos secos pelo setor privado, gerando emprego e renda. Além disso, o transporte ferroviário é mais eficiente e sustentável, contribuindo para a redução da emissão de gases poluentes. O futuro da economia do Brasil depende das ferrovias — disse o secretário Nacional de Transporte Ferroviário.

A entrega total da Transnordestina está prevista para 2027.