De cima, uma orla com areia dourada e fofa, e com o vai e vem de um mar levemente agitado. A Praia Vermelha, em Penha, é acessível por uma estrada que leva à paisagem preservada. O local é estreante na Bandeira Azul, certificação internacional que atesta qualidade ambiental para praias e marinas. É a quarta da cidade a conquistar o título: na temporada 2025/2026, a Praia Grande chega à quinta certificação, enquanto Bacia da Vovó e Praia da Saudade alcançam a quarta.

Continua depois da publicidade

Como é a Praia Vermelha

Conhecida como um dos refúgios da cidade, a Praia Vermelha é considerada uma ótima opção para os que preferem lugares menos movimentadas. Cercada por mata nativa preservada, ela é ideal para relaxar, tomar um refrescante banho de mar e repor as energias. Por conta do difícil acesso, são poucos visitantes por lá, o que dá ares de praia deserta.

A faixa de areia é larga, mas o mar é um pouco agitado, especialmente quando venta. Olhando para o alto, é possível acompanhar os parapentes que saltam do mirante, um dos melhores locais do Sul brasileiro para o esporte.

Na mata preservada da região, ainda há uma cachoeira escondida, onde é possível tomar banho. Para chegar até lá, são três caminhos, um deles pela praia, outro chamado de Caminho do Pescador, que começa na estrada geral, onde há um portal, e passa por dentro da mata. Ainda é possível vir da Praia da Galheta, que fica mais ao sul da Vermelha.

Veja fotos da praia isolada

Continua depois da publicidade

Bandeira Azul

A confirmação dos locais certificados pela Bandeira Azul foi confirmado na última sexta-feira (3). O aval foi concedido pelo Júri Internacional da Foundation for Environmental Education (FEE), sediada em Copenhague, na Dinamarca.

A secretária de Turismo de Penha, Susan Corrêa, destaca que o reconhecimento é fruto de planejamento e comprometimento:

— Esse resultado mostra que estamos no caminho certo. A Bandeira Azul não é apenas um símbolo, mas a confirmação de que nossas praias oferecem segurança, qualidade e cuidado ambiental. A conquista da Praia Vermelha é histórica e reforça nossa dedicação em ampliar o turismo sustentável em Penha.

A premiação Bandeira Azul é concedida a praias, marinas e embarcações de turismo que atendem a 38 critérios rigorosos, envolvendo qualidade da água, gestão ambiental, patrimônio natural, segurança, infraestrutura e educação ambiental.

Continua depois da publicidade

Imagens revelam a calmaria do passado de Penha antes do “boom” imobiliário

Leia também

Ressaca avança em Itapema, destrói parte da orla e pode levar a decreto de emergência

Investimento de R$ 844 milhões prevê terminal de cruzeiros e modernização do Porto de Itajaí