A cidade de Urupema, na Serra Catarinense, é conhecida como a Capital Nacional do Frio por conta de suas baixas temperaturas em outonos e invernos intensos. Em 2026, no entanto, o cenário pode ser de maior variação térmica. Isso deve acontecer por conta do El Niño, fenômeno que vai aquecer as águas do Oceano Pacífico entre junho e agosto deste ano.

Continua depois da publicidade

O inverno passado na Serra catarinense foi marcado pela constância do frio rigoroso, com ocorrências de neve e chuva congelada. Já as temperaturas desse ano prometem ser menos intensas, de acordo com a Epagri/Ciram.

Quando o El Niño ocorre durante o inverno, a tendência é de elevação nas temperaturas. Ainda haverá frio, mas em ondas menos duradouras e mínimas mais moderadas quando comparado a anos anteriores.

Os efeitos do fenômeno começam a ser sentidos em Urupema a partir do mês de julho, seguindo até agosto, quando a estação se aproxima do fim. Com o passar dos meses, o El Niño altera o padrão atmosférico, dando novas características ao inverno. A alta umidade proporcionada pelo fenômeno deve moderar o frio.

O El Niño é um fenômeno climático que ocorre espaçadamente, entre 2 a 7 anos de maneira regular. Se caracteriza pelo aquecimento das águas superficiais do Pacífico Equatorial, o que altera os ventos e a distribuição de calor e umidade no planeta.

Continua depois da publicidade

Veja fotos do frio em Urupema, a capital do frio do Brasil