nsc
hora_de_sc

Fique atento

Como ligar de número restrito ou número desconhecido

Confira algumas informações sobre os números restritos e confira nosso passo a passo sobre como fazer esse tipo de ligação em seu smartphone

29/04/2021 - 12h07

Compartilhe

Redação
Por Redação Hora
Saiba como ligar do smartphone de número restrito ou desconhecido
Saiba como ligar do smartphone de número restrito ou desconhecido
(Foto: )

Provavelmente você já recebeu inúmeras ligações em seu smartphone nas quais no lugar do número de telefone aparecia “Número restrito”, “Número desconhecido” ou “Sem ID do chamador”. Esse tipo de ligação tem sido cada vez mais comum, principalmente desde que as operadoras e empresas de telemarketing adotaram uma estratégia para não serem identificadas antes de falarem com os consumidores.

O que nem todo mundo sabe é que é qualquer pessoa pode fazer ligações ocultando o número de telefone, e isso é muito útil quando você não deseja ser identificado em uma chamada. Empresas que realizam processos seletivos, por exemplo, têm adotado essa estratégia para não terem sua identidade revelada e não fornecerem contatos para retornos indesejados.

Veja, então, algumas informações sobre os números restritos e confira nosso passo a passo sobre como fazer esse tipo de ligação em seu smartphone.

> Receba as principais notícias de Santa Catarina no WhatsApp

Quais as formas de fazer ligação de número restrito?

Basicamente, uma ligação com o número restrito ou desconhecido é uma chamada como qualquer outra feita usando linhas telefônicas convencionais, porém, com a diferença de que quem a realizou usou um dos métodos para ocultar o número de telefone.

Confira, a seguir, os principais métodos usados para ocultar o seu número em uma ligação.

> O que se sabe sobre as sequelas da Covid?

Fazendo uma ligação privada

A forma mais simples de ocultar o seu número de telefone ao realizar uma ligação de curta distância é digitando o código “#31#” antes do número de telefone para o qual deseja ligar.

Dessa forma, você pode ocultar o seu número apenas para aquela ligação em particular, sem, com isso, alterar as configurações do telefone para as demais chamadas.

Se você deseja ocultar o seu número de telefone para realizar uma ligação de longa distância, basta digitar o código “#31#” + “0” + código de operadora + DDD + número de telefone.

Esse método, no entanto, só funciona da forma esperada se você e a pessoa para a qual deseja ligar não tiverem os respectivos números gravados nos contatos do celular. Ou seja, se você tiver o número para o qual deseja ligar salvo, ou se a pessoa tiver o seu número registrado no aparelho dela, o seu ID de chamada ainda vai aparecer no momento de recebimento da ligação.

> Vacinação da Covid em SC: locais, fases de aplicação, idades e tudo sobre

Deixando o número privado para qualquer ligação no Android

Para facilitar o processo e configurar o seu aparelho Android para ocultar o seu número ao realizar ligações, siga os passos a seguir:

Acesse o aplicativo “Telefone” no seu aparelho;

Abra o menu, localizado no canto superior direito;

Acesse a opção de “Configurações”;

Abra as “Configurações de Chamada”;

Selecione as “Configurações Adicionais” (ou “Serviços Complementares”);

Acesse a opção “ID de Chamada” (ou “Identificador de Chamada”); e

Escolha a opção “Ocultar Número”.

Para remover a configuração de número privado, o procedimento é essencialmente o mesmo:

Acesse o aplicativo “Telefone” no seu aparelho;

Abra o menu, localizado no canto superior direito;

Acesse a opção de “Configurações”;

Abra as “Configurações de Chamada”;

Selecione as “Configurações Adicionais” (ou “Serviços Complementares”);

Acesse a opção “ID de Chamada” (ou “Identificador de Chamada”); e

Escolha a opção “Mostrar Número”.

Deixando o número privado para qualquer ligação no iOS

Nos aparelhos iOS (iPhones da Apple), o procedimento de deixar o número privado pode ser feito seguindo os seguintes passos:

Acesse o aplicativo “Ajustes” do seu aparelho;

Selecione o ícone do “Telefone”;

Abra a opção de “Ligações” e clique em “Mostrar meu Número”;

Aguarde a opção mostrar a cor verde e a desative para que a opção fique na cor cinza.

Para voltar com a configuração normal e mostrar novamente o seu número nas ligações realizadas, realize os passos:

Acesse o aplicativo “Ajustes” do seu aparelho;

Selecione o ícone do “Telefone”;

Abra a opção de “Ligações” e clique em “Mostrar meu Número”;

Aguarde a opção mostrar a cor verde, que significa que o seu número está visível nas ligações realizadas.

Deixando o número privado pelos aplicativos das operadoras

Independente de qual é a sua operadora de celular, os métodos citados anteriormente funcionarão para qualquer uma delas.

Todavia, caso você não consiga sucesso com os métodos anteriores, pode tentar ocultar o seu número nas chamadas realizadas através do aplicativo das operadoras (Minha Claro, Meu Vivo, Meu TIM, Minha Oi, etc.).

Em geral, o procedimento para ocultar o número nos aplicativos das operadoras consiste nos passos a seguir:

Acesse o aplicativo da operadora;

Acesse a opção correspondente ao perfil pessoal e, em seguida a opção de gerenciamento de planos;

Selecione a opção “Sigilo de Chamadas”;

Confirme.

Usando aplicativos

Caso você não tenha sucesso usando os métodos anteriores, ainda pode usar aplicativos para ocultar o seu número nas chamadas realizadas. Os aplicativos mais usados para essa finalidade são:

HiddenCall ― disponível em versão gratuita para aparelhos Android;

Hide My Phone ― disponível em versão para aparelhos iOS, oferece opções pagas; e

Anonymous Call ― disponível em versão gratuita para aparelhos Android, iOS ou Windows Phone.

> Tratamento ECMO usado por Paulo Gustavo custa até R$ 35 mil

Como descobrir quem te ligou de número restrito ou desconhecido?

Embora os métodos para ocultar deixar número restrito ou desconhecido em ligações sejam eficientes, ainda sim, existem formas de quem recebe as ligações descobrir qual o número que está ligando.

Em geral, isso é possível apenas através do uso de aplicativos e ferramentas específicas. Então aproveite para conferir quais são esses aplicativos e como usá-los para descobrir quem te ligou de número restrito ou desconhecido.

WhosCall

Disponível para Android, iOS e Windows Phone, o aplicativo é gratuito e permite a identificação dos números restritos e o bloqueio automático de chamadas indesejadas, como telemarketing ou golpes. O aplicativo fornece ferramentas para identificar a operadora originadora das chamadas, para o rastreio de links de SMS e armazenamento de histórico de chamadas.

Contactive

Disponível apenas em versão para aparelhos Android, o Contactive usa a base de dados de números identificados previamente para revelar números restritos ou desconhecidos. O app ainda permite que você bloqueie definitivamente números dos quais não deseja receber mais chamadas.

CIA Free Caller ID

O CIA Free Caller ID está disponível gratuitamente para aparelhos Android e iOS. Ele permite a identificação de números restritos através do rastreio de informações em diferentes bancos de dados disponíveis online, fornecendo para o usuário um relatório completo sobre o número que originou a ligação. O aplicativo ainda não oferece versão em português, contudo, ainda conta com recursos como bloqueio automático de chamadas indesejadas.

TrapCall

O TrapCall é outra opção gratuita, disponível tanto para aparelhos Android como para aparelhos iOS. Ele ainda oferece recursos como gravação das chamadas, mediante o fornecimento de um número de celular padrão para se registrar.

True Caller

Também disponível em versões para Android e iOS, e até mesmo em versões para Blackberry e Symbian, o TrapCall identifica os números ocultos e desconhecidos de chamadas de voz. O aplicativo ainda oferece ferramentas de agenda de contatos e permite o bloqueio de ligações por números suspeitos ou indesejados.

True Contact

Contando com uma versão exclusiva para aparelhos Android, o True Contact usa um algoritmo combinado a uma extensa base de dados para identificar em questão de segundos qual o número que originou a chamada de voz recebida.

Para concluir, reforçamos que em um mundo extremamente conectado tem sido cada vez mais difícil assegurar a segurança das nossas informações e privacidade. Por isso, recursos como fazer ligações com números restritos e bloquear determinadas ligações é essencial para nos proteger de golpes dos mais variados tipos. Então, não perca tempo e realize testes no seu aparelho smartphone com os aplicativos citados e escolha o que melhor se encaixa às suas necessidades!

Colunistas