Cada vez mais as pessoas se preocupam mais com o próprio cuidado. Por isso, algumas substâncias estão se tornando conhecidas como suplementos. Neste contexto, tem se pesquisado muito sobre o colágeno, um insumo natural que já é falado para cuidado da pele, mas que está ganhando espaço para outras finalidades.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do Hora no Google Notícias

Então, para você que quer saber mais sobre o colágeno, acompanhe esse texto e conheça as melhores formas que a substância pode ajudar.

O que é o colágeno?

De acordo com o Summit Saúde, do jornal Estadão,  o colágeno é uma proteína que é produzida naturalmente no corpo. De antemão, a substância confere saúde à pele, firmeza e elasticidade. Além disso, essa proteína está presente em várias outras partes do corpo, principalmente em músculos e tendões.

Portanto, a suplementação se bem feita pode ser bastante positiva, trazendo benefícios diversos. Vale ressaltar que o colágeno está presente também em vários alimentos.

Continua depois da publicidade

Como o colágeno age no corpo?

Certamente, a principal função do colágeno é cuidar da hidratação e da elasticidade da pele. Segundo o site Tua Saúde, essa é a proteína mais abundante do corpo. Sendo assim o principal formador de vários tecídos do corpo. Contudo, a suplementação pode ajudar na melhoria de outras funções. Veja alguns exemplos.

  • Impede a perda óssea: Primordialmente, os nossos são formados por colágeno. Por isso, manter os níveis desta proteína altos pode fortalecer a estrutura. Sem ele, os tecidos se tornam mais frágeis e suscetiveis à fraturas;
  • Mantém massa muscular: De acordo com o Estadão, algo entre 1% e 10% do tecido muscular é composto por colágeno. Então a proteína ajuda bastante a manter a musculatura forte. Além disso, auxilia na liberação de creatina, podendo ser utilizado por quem malha;

Continua depois da publicidade

  • Ajuda a aliviar dores na articulação: A saber, o colágeno é um dos principais aliados da articulação. Já que é a principal substância que forma a cartilagem. Com o passar dos anos, o corpo passa a produzir menos colágeno, o que piora o nível cartilaginoso e aumenta a possibilidade de doenças.

Quanto colágeno deve-se consumir?

De acordo com o site Tua Saúde, a recomendação diária de colágeno por dia é de cerca de 9g a 10g. Além disso, a sugestão é consumir com outros alimentos, de preferência em uma refeição.

Como consumir o colágeno?

Antes de mais nada, é preciso seguir estritamente a recomendação médica ao tomar o suplemento de colágeno. Normalmente, se indica o uso por no mínimo 2 meses para que os resultados apareçam. Outro ponto que pode potencializar os benefícios é o consumo de vitamina C, pois a substância potencializa os benefícios do colágeno.

Portanto, existe a recomendação de diluir a proteína em fontes de vitamina C, como sucos de laranja e limão.

Continua depois da publicidade

Efeitos colaterais e contra-indicações  

De forma geral, o colágeno não traz muitos problemas, mas os possíveis efeitos colaterais não podem ser ignorados. Tendo em vista que algumas pessoas podem sentir sintomas como diarreia e acidez.

Vale ressaltar também que muitos desses suplementos de colágeno são produzidos com alimentos que podem ser alergênicos, como ovos e mariscos, por exemplo. Dessa forma, pessoas alérgicas devem evitar a suplementação.

Leia também

O que o consumo de palatinose faz no seu organismo

O que acontece com o corpo quando tomamos refrigerante

Confira quais plantas podem causar alergias

Destaques do NSC Total