O casal Juselia Adenide Cabral, de 51 anos, e Christian Salinas, de 46, moradores de Palhoça, na Grande Florianópolis, renovaram os votos do casamento de 15 anos no último sábado (31), em uma cerimônia que reuniu os familiares mais próximos e contou com novas alianças, buquê, bolo e vestido de noiva.

Continua depois da publicidade

O evento, no entanto, também foi uma espécie de formatura da conclusão do curso de terapia de casal em grupo, em São José, na Grande Florianópolis. Os dois passaram 10 semanas com mais 15 casais em aulas dedicadas à salvar o casamento que, para Juselia e Christian, tinha caído na rotina.

No meio do caminho, dois casais desistiram, mas 13 foram para o altar novamente para ter os casamentos simbólicos e a renovação de votos.

Veja fotos da cerimônia

“Novo capítulo da nossa história”

Juselia e Christian procuraram a terapia de casal após sentirem que o casamento havia “caído na rotina”. Com isso, vieram as brigas, desconfianças e ciúmes, de acordo com a microempreendedora no ramo de semijoias.

Continua depois da publicidade

— O mundo de repente vira de cabeça pra baixo e, mesmo você tendo tudo, sente que está faltando alguma coisa — relata Juselia sobre como estava o casamento.

Foi em meio a estes sentimentos que o casal ouviu sobre a terapia de casal em grupo, e decidiu dar uma chance à alternativa inusitada. Durante o processo, conta Juselia, os dois tiveram que se conhecer e resgatar as próprias identidades. Com isso, as brigas se tornaram conversas, além de diminuir significativamente.

— Conseguimos ouvir e compreender mais um ao outro, voltamos a reparar nas qualidades e a elogiar um ao outro. É um novo capítulo da nossa história — comemora ela.

Como funciona a terapia de casal em grupo?

A terapia em grupo tem 10 aulas, sendo que cada uma tem um tema. São eles:

Continua depois da publicidade

  1. O valor da aliança;
  2. Dois serás um;
  3. Comunicação conjugal;
  4. As responsabilidades do casal;
  5. O poder da unidade;
  6. O perigo da internet;
  7. Comunhão financeira;
  8. A graça do perdão;
  9. Intimidade sexual;
  10. Alinhando a rota.

Poli Pompei Campos, de 44 anos, é quem ministra o curso. Ela trabalha com terapia em grupo há oito anos, sendo que há quatro trabalha especificamente com casais, ao lado do marido Rodrigo de Cassio Corrêa Campos, de 47.

— Abordamos temas diversos que, dentro do casamento, são as principais causas de distanciamento e divórcio — explica a terapeuta.

De acordo com Poli, a terapia em grupo proporciona um aprendizado mais profundo e humanizado, uma vez que os casais percebem que os desafios que estão vivenciando também são vividos por outros e que não se tratam de problemas isolados dos cônjuges.

Continua depois da publicidade

— Isso promove uma compreensão mais ampla do papel de cada um na relação. Estar em grupo enriquece a experiência, as aulas se tornam mais dinâmicas e interativas, facilitando tanto o aprendizado quanto a aplicação prática do conteúdo. Criamos uma atmosfera acolhedora, onde os casais se sentem pertencentes e participativos em cada encontro — diz.

Cada aula tinha uma dinâmica: todos os casais sorteavam uma tarefa para cumprir durante a semana com o outro, como mais carinho, mais atenção e até mais relações sexuais.

Depois de concluída esta etapa, os casais passam pela cerimônia de casamento compartilhada, celebrada por um pastor, e podem convidar a família mais próxima para participar do momento. A terapeuta diz que a cerimônia simboliza uma nova escolha para o casal:

— Agora conscientes, mais maduros, sem culpar o outro, mas comprometidos em serem melhores dentro da relação, aceitando as diferenças que os tornam complementares.

Continua depois da publicidade

O curso ministrado por Poli se chama Bem Casados. São atendidos casais que sejam casados ou que convivam juntos há pelo menos um ano. De acordo com Poli, são cerca de três turmas atendidas anualmente.

Desde que concluíram o curso, Juselia e Chirstian se sentem renovados, como conta a microempreendedora:

— Toda a produção de noiva feita por mim, cada momento foi único. Não imaginava que sentiria isso novamente. É como se nosso sentimento tivesse renovado e estivéssemos vivendo o início do nosso relacionamento de novo.

Agora, no Dia dos Namorados, na próxima quinta-feira (12), os dois planejam sair para um jantar a dois, deixando os celulares em casa.

Continua depois da publicidade

*Sob supervisão de Luana Amorim

Leia também

Biólogo vira “pai” de filhote de furão e precisa até dar leite na “mamadeira” em Jaraguá do Sul

Venezuelano encontra dinheiro na rua e localiza dona para entregar em SC: “Era do aluguel dela”

Imagens encantadoras mostram soltura de casal de lontras em ação inédita em Florianópolis