nsc
    dc

    Por dentro do EAD

    Como usar a nota do Enem para entrar na faculdade

    Saiba o que fazer para começar uma graduação ainda no primeiro semestre deste ano

    01/04/2021 - 10h48 - Atualizada em: 08/04/2021 - 10h47

    Compartilhe

    Estúdio
    Por Estúdio NSC
    Saiba o que fazer para começar uma graduação ainda no primeiro semestre deste ano
    Nota do ENEM pode facilitar o acesso ao Ensino Superior
    (Foto: )

    Depois de algumas mudanças do calendário, em função da pandemia, a divulgação do resultado do Enem – Exame Nacional do Ensino Médio – 2020 saiu na segunda-feira, 29 de março. Os boletins de desempenho estão disponíveis no site do Enem.

    O Enem começou a ser aplicado em 1998, mas ainda há muitas dúvidas sobre o que pode ser feito com a nota do Exame.

    Além de servir como acesso ao Ensino Superior, pois o resultado do Enem é usado como forma de ingresso em cursos de graduação em instituições públicas ou privadas de todo o país, é também uma importante ferramenta para se pleitear uma bolsa de estudos por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (ProUni) e outros financiamentos estudantis, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

    No Exame, são avaliados conhecimentos em 180 questões divididas em quatro áreas: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias, além da redação.

    Como usar a nota do Enem para conquistar uma vaga na faculdade?

    Na Uniasselvi, a nota do Enem é uma das formas de ingresso a um dos mais de 150 cursos de graduação (tradicional ou tecnólogo). A instituição aceita a inscrição de alunos que realizaram o Exame nos últimos cinco anos.

    Para quem fez a prova entre 2014 e 2020, a Uniasselvi garante pelo menos 30% de bolsa de estudo durante todo o curso todo. A bolsa pode ser ampliada de acordo com o desempenho. Para saber mais, acesse a Central Uniasselvi Enem.

    Razões para começar uma graduação

    Além dos estudantes recém-saídos do Ensino Médio, que partem para uma graduação a fim de adquirir conhecimentos necessários para exercerem uma profissão, é cada vez maior o número de pessoas que já estão inseridas no mercado de trabalho e entram na faculdade tanto para se destacar e buscar cargos mais elevados quanto para darem uma guinada na carreira, muitas vezes, mudando de cargo ou até de área de atuação.

    Seja para quem está iniciando na vida acadêmica quanto para quem pretende voltar a estudar, os cursos de graduação de EAD são uma excelente escolha porque são mais flexíveis e mais baratos que seus equivalentes presenciais, por isso se encaixam melhor a diferentes rotinas e orçamentos.

    Uma graduação aumenta a empregabilidade, as chances de conquistar cargos mais elevados e, por consequência, de aumentar os rendimentos. Além de despertar novos interesses, fazer uma faculdade pode abrir portas no mercado de trabalho.

    Se você ainda tem dúvidas se deve ou não utilizar a nota do Enem - ou simplesmente ingressar no ensino superior - ainda este ano, conheça cinco razões para não perder mais tempo.

    1 - Desenvolvimento de habilidades e aquisição de conhecimentos: 

    Até o Ensino Médio (convencional), são ensinados aos alunos conhecimentos gerais das disciplinas básicas, o suficiente para se direcionar os estudos em determinada área.

    Na graduação, o aluno adquire conhecimentos específicos da área escolhida e “aprende” uma profissão, isto é, adquire conhecimentos teóricos e práticos e desenvolve as habilidades necessárias para desempenhar funções relacionadas à profissão escolhida.

    2 - Salários mais altos:

    Inúmeras pesquisas relacionam salários mais elevados ao maior tempo de estudo formal, como a realizada pela Catho Educação, que apontou aumento de mais de 150% de salário entre funcionário com Ensino Superior em relação a outro – na mesma função – que concluiu apenas o Ensino Médio. Isso faz com que um curso de graduação seja considerado um investimento de retorno rápido.

    3 - Maiores possibilidades de atuação e maior empregabilidade: 

    Um curso de graduação abre as portas do mercado de trabalho em muitos aspectos. Além de aumentar as chances de se conseguir uma vaga de emprego, ele amplia os conhecimentos, aumentando, assim, o leque de opções.

    Por exemplo, é muito comum um aluno ingressar no curso de Administração pensando em tomar conta da empresa de sua família e, com o passar das fases, descobrir novas possibilidades de atuação, como administração pública ou administração hospitalar, mudando de planos e encontrando novos meios de realização profissional.

    4 - Rede de contatos: 

    O período da faculdade é ideal para se construir um networking sólido, que pode abrir portas ao longo da sua carreira e permite trocas importantes de conhecimentos e de experiência; e até firmar parcerias que serão levadas para toda a vida.

    5 - Realização pessoal:

    A escolha de um curso de graduação não diz respeito somente à vida profissional. Dela depende muitos aspectos da vida pessoal, que determinam o padrão de vida, o bem-estar, o nível de realização pessoal e, consequentemente, a felicidade.

    Escolha um dos mais de 150 cursos de EAD da Uniasselvi e comece agora a traçar seu futuro! Matricule-se já!

    Leia também:

    As expectativas e os desafios do mercado de trabalho para o pós-pandemia

    Busca por cursos EAD cresce no Brasil; entenda por que essa modalidade de ensino vem ganhando adeptos

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Especiais Publicitários

    Colunistas