Nesta quinta-feira (4), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai oficializar o lançamento do programa Gás do Povo, uma iniciativa que promete gás de cozinha (GLP) gratuito para 15,5 milhões de famílias de baixa renda. O anúncio será na comunidade do Aglomerado da Serra, em Belo Horizonte (MG). As informações são do g1.

Continua depois da publicidade

O novo programa amplia o atual Auxílio Gás, que atende cerca de 5,4 milhões de famílias. Com custo estimado de R$ 5 bilhões em 2026, o Gás do Povo será voltado para quem está inscrito no Cadastro Único (CadÚnico) e possui renda familiar de até meio salário mínimo. O governo prevê que programa comece a operar em novembro.

Como funciona o programa

Segundo o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, todos os locais de distribuição de gás serão identificados com o nome do programa. Para retirar o botijão, os contemplados deverão apresentar o cartão da Caixa Econômica Federal, do Bolsa Família, o vale retirado nas lotéricas ou utilizar o aplicativo da Caixa, que também será integrado ao sistema.

Uma das novidades previstas é a retomada das “gaiolas”, estruturas metálicas que serão instaladas nos postos para facilitar a logística de entrega dos botijões, especialmente em áreas de difícil acesso ou com alta demanda. O novo modelo prevê a distribuição de vouchers vinculados ao CPF dos beneficiários, como forma de garantir que o recurso seja utilizado exclusivamente para a compra do gás.

Leia também

Lula reitera que país está aberto a negociar com EUA, mas que iniciativa precisa partir de Trump

Continua depois da publicidade