José Venâncio é o terceiro filho de José Inocêncio com Maria Santa e, na trama de Renascer, ele vai cair em uma tocaia fatal armada para o irmão caçula, João Pedro. O desfecho causou comoção na primeira versão e deve causar novamente no remake.

Continua depois da publicidade

Para quem não conhece a trama, saiba que Zé Venâncio nasceu na fazenda, mas se criou no conforto da capital. Com relações afetivas conturbadas, agora ele deixa a atual companheira, Buba, sozinha. Após as decisões que o levam a esse momento da vida, ele acaba caindo na armadilha mortal feita para o irmão. Continue a leitura e veja como o personagem morre no remake e na versão original de Renascer.

Siga as notícias do Hora no Google Notícias

Veja cenas de José Venâncio em Remake de Renascer

Continua depois da publicidade

Como será a morte de José Venâncio em Remake de Renascer

O ator Rodrigo Simas, que dá vida ao personagem, revelou que José Venâncio cai em uma tocaia armada para o irmão e acaba morrendo ali mesmo no local. Essa cena deve ir ao ar nos próximos capítulos e traz reviravoltas na novela, principalmente na vida de Buba, Teca e José Inocêncio.

— Ele vai ser vítima de uma tocaia que nem ele sabe de onde veio. Quem será que fez isso com Zé Venâncio?! — pergunta o ator sem dar mais detalhes sobre esse novo mistério que chega na novela.

Porém, ao que tudo indica, o autor dessa morte sangrenta já tem nome, sobrenome e uma rixa antiga com a família Inocêncio. Nos últimos capítulos, o clima tem esquentado bastante entre Egídio e Zé Inocêncio depois que a única filha do coronel, a Sandra, saiu de casa.

Continua depois da publicidade

Egídio arma tocaia, mas erra o alvo

Desde então, Egídio começa a agir e planeja uma tocaia contra João Pedro, que tem um romance com a sua filha. Ele fica à espreita na estrada e, quando vê o carro passando, atira, fazendo o carro perder totalmente o controle e atingindo em cheio o outro irmão, José Venâncio, que estava no banco do carona.

Logo depois, Egídio enterra a arma usada na sepultura de seu pai, o coronel Firmino. Enquanto isso, lá na fazenda José Inocêncio pressente algo ruim e sai a cavalo pela estrada. João Pedro vê seu irmão ferido e vai com ele até a casa de Morena.

A origem do “cramulhão”, o diabinho na garrafa de José Inocêncio em Renascer

João Pedro busca vingança pela morte do irmão

Zé Augusto, o outro irmão, é chamado para ajudar, mas quando chega no local vê que o irmão já está morto e, como médico, ele atesta a morte. João Pedro então se sente muito culpado pela tragédia e recebe consolo de Morena, Deocleciano e Zinha, sua melhor amiga.

Continua depois da publicidade

José Inocêncio chega tarde demais para ver o filho ainda vivo e recebe a notícia por Deocleciano, seu fiel escudeiro. O velório é preparado e João Pedro deixa claro seu desejo de vingança pela morte do irmão. Damião se oferece para matar o culpado, mas Zé Inocêncio diz que ele mesmo vai fazer isso. O fazendeiro ainda vê uma aparição sua antiga amada, Maria Santa, lhe dizendo que o filho está bem.

Buba e Eliana recebem a notícia da morte de José Venâncio

Kika, companheira de José Augusto, avisa Eliana que ela acaba de ficar viúva. Agora, ela deve tentar pegar as terras do falecido marido. Enquanto Buba acaba passando mal ao saber que o companheiro morreu. Eliana ainda diz que fará um inferno na vida de Buba agora com a morte de Venâncio.

Como foi a morte de José Venâncio na versão original de Renascer

Continua depois da publicidade

Na versão original de Renascer, de 1993, José Venâncio e Buba discutem sobre o futuro de Teca. Buba quer proteger a garota e cuidá-la durante a gravidez, mas Venâncio discorda. Depois, ele acaba mudando de ideia e decide viajar para Ilhéus ao encontro de José Inocêncio para contar toda a verdade.

Zé Venâncio chega em Ilhéus e João Pedro busca o irmão. Os dois conversam durante o caminho sobre o motivo da viagem repentina e qual o assunto ele quer tratar com o pai. Venâncio não entra em detalhes, mas revela que se sente perdido na vida e que sente inveja do irmão e seu estilo de vida na fazenda.

Como a gravidez de Teca vai definir o destino de Buba em Renascer

Quem é Samantha Jones, atriz que interpreta Zinha no remake de Renascer

Tiro acerta José Venâncio no peito

Venâncio ainda relembra quando ele e os irmãos foram para a capital estudar e João Pedro ficou para trás para cuidar das terras. Enquanto eles conversam, vemos cenas da tocaia sendo armada e o atirador, que não tem a identidade revelada, prepara a munição.

Continua depois da publicidade

O veículo passa pela tocaia e leva alguns tiros. Um deles acerta o peito de Zé Venâncio, enquanto outro tiro acaba furando o pneu e fazendo com que João Pedro perca o total controle da condução.

Desesperado, João Pedro sai do veículo e corre para ajudar o irmão que já está com a camisa ensanguentada. Ele o pega no colo e o coloca no chão de barro, bem debaixo de uma fonte de água da plantação. A água cai no corpo de Venâncio e o irmão ainda tenta acordá-lo.

Cenas de Buba em Renascer revelam desafios para produção do remake

Enquete Renascer: Quem matou o Coronel Belarmino no remake da novela?

José Venâncio morre no local da tocaia

João Pedro mexe nos braços do irmão, o abraça e aperta seu corpo numa última tentativa de encontrar algum sinal de vida, mas fica completamente frustrado e grita consigo mesmo. Ele sai andando em direção à casa de Morena, sua madrinha, carregando o corpo do irmão.

Continua depois da publicidade

Deocleciano é o primeiro que vê José Venâncio morto e cobra explicações do seu afilhado, João Pedro. Ele até tenta falar algo, mas ainda está em completo choque e diz que agora além da morte da mãe, Maria Santa, ele também carrega a do irmão. Morena entrega a João Pedro uma vela para rezar pela alma do irmão.

Coronel comemora a tocaia e Buba recebe a notícia da morte de Venâncio

Na versão original, Egídio se chama Teodoro e também é ele quem mata Venâncio. E logo após a morte do filho de Zé Inocêncio, vemos o coronel bebendo e comemorando a tocaia.

O velório é preparado e Zé Inocêncio fica desacreditado com a morte do filho. Ele, que escapou de tantas tocais, agora vê alguém que tanto ama morrendo em uma. Inconformado, ele resolve investigar a morte do filho e Damião ainda se oferece para encontrar e matar o assassino.

Continua depois da publicidade

Enquanto isso, Zé Augusto vai até Buba para dar a notícia da morte do irmão. Ela chega a rir, achando que é uma mentira ou uma tentativa do próprio Venâncio para deixá-la. Quando ela entende que a notícia é verdadeira, cai em prantos nos braços de Zé Augusto.

Leia também

Por que mudança de Buba em Renascer gerou polêmica com associação intersexo

Conheça o novo elenco de Renascer e compare com a versão original

Veja como o cacau conseguiu “renascer” após vassoura-de-bruxa, praga que devastou plantação brasileira

Destaques do NSC Total