nsc
dc

Inclusão

Conexão à internet via fibra ótica em áreas rurais de SC mais perto da realidade

Governo do Estado anunciou que vai investir R$ 50 milhões para levar fibra ótica ao interior

27/06/2021 - 07h00

Compartilhe

Por Fabrício Vitorino
Internet
Governo anunciou que vai investir para levar fibra ótica ao interior
(Foto: )

Santa Catarina dá um passo importantíssimo para levar internet de qualidade ao meio rural. O governo do Estado anunciou que vai investir R$ 50 milhões para levar fibra ótica ao interior. O avanço aqui é a autorização para que as concessionárias ou permissionárias de distribuição de energia elétrica compartilhem a infraestrutura para a passagem de cabos do serviço de telecomunicação nas áreas rurais, sem nenhum custo. 

​> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

A grande vantagem é que as empresas de telecomunicações não terão que pagar tarifas ou taxas para a utilização desses postes. Em contrapartida, as concessionárias de distribuição de energia elétrica poderão utilizar os serviços de internet gratuitamente.

Vale lembrar que, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Tecnologia da Informação e Comunicação (PNAD Contínua TIC), divulgados em 2020, 4 em cada 5 lares de SC têm acesso à internet – 5º melhor resultado do país. Porém, o principal meio de acesso à web ainda é o celular, utilizado por 99,2% dos catarinenses. 

Mas, segundo o último Censo Agropecuário, de 2017, mais de 70% das propriedades rurais do Brasil não têm conexão com a rede mundial. E, de acordo com dados da Anatel, 15% dos municípios brasileiros não têm 4G em suas regiões centrais. Imagine então nas propriedades rurais. Daí a importância da implementação de fibra ótica no agro catarinense.

Leia também 

Windows 11: tudo sobre o novo sistema operacional da Microsoft

WhatsApp terá nova funcionalidade de loja on-line dentro do aplicativo

Quais os melhores antivírus grátis?

Colunistas