nsc
hora_de_sc

Proteção

Quais os melhores antivírus grátis?

Confira uma lista com diferentes opções gratuitas para proteção on-line

21/06/2021 - 13h25 - Atualizada em: 21/06/2021 - 16h49

Compartilhe

João
Por João Scheller
Tela inicial de três antivírus da lista
Melhores antivirus gratis
(Foto: )

O mercado de antivírus grátis é grande e cheio de opções. De tempos em tempos os softwares de segurança são atualizados para serem efetivos contra as ameaças mais novas presentes no mundo on-line. Compilamos aqui alguns deles.

Lembrando que as opções mostradas se referem a softwares para o sistema operacional Windows, mesmo que alguns deles também possuam opções para diferentes sistemas operacionais.

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

Os clássicos

Avast

Mesmo oferecendo opções pagas mais completas para o mercado corporativo e doméstico, a versão gratuita do Avast não deixa a desejar. Os níveis de varredura altos e as frequentes atualizações fazem com que o antivírus esteja sempre pronto contra as ameaças mais novas que circulam na internet.

Outro ponto de destaque do Avast é a velocidade do programa, que por ser consideravelmente mais leve, pode ser útil para computadores simples ou antigos.

> Golpe do WhatsApp: saiba o que fazer e entenda tudo sobre

Avira

O antivírus alemão possui uma nova versão grátis repaginada, com uma interface convidativa para usuários não familiarizados com o mundo tech. Além disso, o software permite utilização de VPN, gerenciador de senhas e bloqueador de anúncios. É uma boa opção para quem quer ter mais recursos sem deixar de lado a praticidade.

> Jogo feito em Florianópolis ganha destaque em premiação internacional de games

Kaspersky Security Cloud

O Kaspersky também possui uma interface amigável e recursos básicos de proteção ao usuário doméstico. O destaque, porém, fica por conta do desempenho do programa, já que é um dos antivírus grátis mais bem ranqueados nos testes da SE-Labs e AV-Comparatives, especializadas no teste de programas do gênero.

Windows Security: proteção de fábrica

Laptop com Windows mostrando a tela inicial do Windows Security
Windows Security já vem instalado de fábrica com o sistema da Microsoft
(Foto: )

Mesmo sem instalar qualquer tipo de programa, é possível manter um nível de proteção razoável com uma ferramenta que já vem de fábrica com o Windows. O Windows Security oferece bons níveis de captação de malwares, muitas vezes tão eficientes quanto em antivírus pagos, e boa integração com sistema como um todo.

Para configurar o Windows Security e checar se ele está ativo, é só pesquisar por ele na pesquisa do Menu Iniciar.

> Em site especial, saiba mais informações sobre a pandemia do coronavírus

> Conheça os 16 animais mais estranhos e raros vistos em SC

Melhor antivírus é o cuidado

Nunca é demais lembrar: a melhor proteção contra vírus ainda é o cuidado no ambiente virtual. Evite abrir links em e-mails de desconhecidos, acessar links para páginas suspeitas e nunca instale aplicativos de procedência desconhecida. Na dúvida, sempre desconfie.

*Com supervisão de Carolina Marasco

Leia também:

> Como funciona uma vacina?

> WhatsApp fora do ar? Veja o que fazer

Colunistas