nsc
dc

Tecnologia

Jogo feito em Florianópolis ganha destaque em premiação internacional de games

Destinado a crianças, o Truth and Tales reúne contos interativos, audiobooks e a yoguinha, nova funcionalidade com aulas de yoga

25/04/2021 - 07h00

Compartilhe

Fernanda
Por Fernanda Mueller
Truth and Tales foi indicado a três prêmios no BIG Festival 2021, o maior festival de jogos independentes da América Latina
Truth and Tales foi indicado a três prêmios no BIG Festival 2021, o maior festival de jogos independentes da América Latina
(Foto: )

Com a proposta de usar a tecnologia para ajudar no desenvolvimento das crianças, o aplicativo infantil Truth and Tales reúne contos interativos, audiobooks e a yoguinha, uma funcionalidade lançada em abril, que traz aulas de yoga para crianças. O app conquistou tantos pais e filhos que foi indicado a três prêmios no BIG Festival 2021, o maior festival de jogos independentes da América Latina.  

> Receba notícias do NSC Total no WhatsApp

Destinado a crianças de 5 a 11 anos, o aplicativo foi criado com base em pesquisas de médicos, neurocientistas e educadores. Nos contos interativos, os usuários “jogam” a história, que é cheia de mini-jogos e interações com os personagens e cenas, auxiliando no desenvolvimento cerebral e trabalhando empatia e autoconfiança. 

Nos contos interativos, as crianças “jogam” a história
Nos contos interativos, as crianças “jogam” a história
(Foto: )

> Game com temática manezinha é desenvolvido por primos de Florianópolis durante a pandemia

A inspiração para o desenvolvimento do aplicativo vem da infância dos próprios criadores. A diretora da Explot, empresa que desenvolveu o game, Luiza Guerreiro, conta que gostava muito de ler e ouvir histórias quando criança, mas percebeu que essa prática vem se perdendo atualmente. Com isso, a ideia do Truth and Tales é mostrar que a tecnologia pode ser aliada no aprendizado. 

— Há muito tempo a gente tinha a vontade de fazer um projeto que equilibrasse o consumo de tecnologia por crianças. Nós vimos que as histórias e leituras são um bom recurso para fazer esse equilíbrio, então a gente trouxe várias histórias que eu cresci ouvindo na minha infância. Ao invés de ser contra a tecnologia, a gente foi pela lógica de, já que sabemos que a criança vai estar no celular e tablet, vamos trazer uma opção para agregar na vida dela — explica Luiza. 

As histórias contêm mini-jogos e interações com os personagens e cenas
As histórias contêm mini-jogos e interações com os personagens e cenas
(Foto: )

> Clubhouse: dicas, polêmicas e rumos da rede social que explodiu no Brasil

Essas histórias foram estudadas pelo psicólogo americano Robert Ornsteinna, na Universidade de Stanford, na década de 1970. Ele comprovou que alguns contos que aparecem em várias culturas, quando possuem uma estrutura específica, impactam positivamente no desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças. 

Além disso, Luiza explica que o Truth and Tales foi feito pensando em daltônicos e disléxicos, já que ela mesma é disléxica e entende os desafios dessas crianças. Todos os contos são narrados, e os textos escritos vão acendendo, conforme a narração, para facilitar o acompanhamento da criança que ainda está aprendendo a ler.  

A mais nova atividade do aplicativo, a yoguinha, tem como objetivo incentivar as crianças a fazerem exercícios físicos. A yoga foi escolhida, porque além de ser uma atividade física completa, que trabalha força, equilíbrio e flexibilidade, também ajuda na concentração, respiração e consciência corporal.  

A yoguinha tem como objetivo incentivar as crianças a fazerem exercícios físicos
A yoguinha tem como objetivo incentivar as crianças a fazerem exercícios físicos
(Foto: )

> Conheça 5 benefícios da yoga para corpo, mente e alma

Aplicativo sem propagandas 

Para acessar todos os conteúdos, é necessário fazer uma assinatura mensal, que custa R$19,90, ou aderir ao plano anual, por R$199,90. A importância dos aplicativos infantis serem pagos é porque permite que ele não tenha propagandas, respeitando a diversão e privacidade das crianças. 

O aplicativo foi lançado oficialmente em 2019 e todo mês novos recursos são disponibilizados, incluindo audiobooks, contos interativos e treinos de yoga diferentes. Disponível em português e inglês, o maior número de usuários atualmente vem dos Estados Unidos, seguido do Brasil, Reino Unido, Canadá e Portugal.  

Para acessar todos os conteúdos, é necessário fazer uma assinatura mensal ou anual
Para acessar todos os conteúdos, é necessário fazer uma assinatura mensal ou anual
(Foto: )

Premiações 

O Truth and Tales estreia neste ano como finalista em três categorias do Big Festival, o maior festival de jogos independentes da América Latina. O aplicativo concorre como Melhor Jogo Infantil, Melhor Jogo Mobile e Melhor Jogo Brasileiro. Há 96 jogos competindo, sendo 30 brasileiros.  

Para a equipe por trás do aplicativo, cerca de 25 pessoas (desenvolvedores, dubladores, compositores, ilustradores, entre outros), concorrer ao prêmio em um festival internacional é um incentivo para este trabalho que é feito com amor e propósito — tornar a tecnologia um ambiente saudável para as crianças. 

> Florianópolis tem oito finalistas no Prêmio Inovação Catarinense; saiba quem são

Veja o trailer do aplicativo

O app pode ser baixado nas lojas da Google Play e App Store, para Android e iOS.

Colunistas