nsc
hora_de_sc

Novo Windows

Windows 11: tudo sobre o novo sistema operacional da Microsoft

Lançamento ocorreu nesta quinta (24); design renovado e nova loja de aplicativos são algumas das novidades

24/06/2021 - 04h32 - Atualizada em: 24/06/2021 - 14h51

Compartilhe

João
Por João Scheller
Tela inicial do novo Windows 11
Nova versão do Windows foi anunciada oficialmente nesta quinta (24)
(Foto: )

Nesta quinta-feira (24) a Microsoft anunciou o lançamento do Windows 11 em conferência virtual transmitida nas plataformas da empresa. As novidades do novo sistema operacional confirmaram os novos recursos vistos nas últimas semanas, quando fotos e até uma versão beta do sistema vazaram na internet.

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

A nova versão do Windows traz uma interface mais limpa, cantos arredondados e outras mudanças significativas de design, como o reposicionamento dos ícones da barra de tarefas ao centro.

O Menu Iniciar também sofreu mudanças. As live tiles, que tem acompanhado a interface do sistema desde o lançamento do Windows 8 há quase dez anos, dão lugar aos ícones dos aplicativos. A disposição do menu também mudou, com os apps mais usados sendo recomendados ao usuário pelo próprio algoritmo da Microsoft.

Na barra de tarefas, ainda é possível encontrar um novo ícone de pesquisa, que dá espaço para um sistema de buscas que integra arquivos locais, aplicativos instalados e a web.

Há ainda um menu com widgets, que se parecem mais com as atuais live tiles do que com os homônimos presentes no Windows Vista e 7. Eles trazem atualizações de tempo, esportes e notícias.

Novo gerenciamento de janelas e atualizações

Imagem mostra tela com várias janelas do Windows e novo menu para reorganização
Novo gerenciamento de janelas permite organização mais rápida e maior produtividade
(Foto: )

O gerenciamento de janelas do Windows Explorer também foi atualizado. Quando o usuário clica no botão para maximizar o aplicativo, surgem opções de reposicionamento nos cantos da tela de diferentes formas. O recurso é chamado pela Microsoft de Snap Layouts.

> Quais os melhores antivírus grátis?

As atualizações do sistema também passarão a ser mais eficientes. A promessa da Microsoft é que elas sejam até 40% menores e que aconteçam no plano de fundo, sem atrapalhar a utilização do computador.

O Microsoft Teams também será integrado ao sistema. A plataforma de videochamada poderá ser acessada diretamente da barra de tarefas, permitindo o envio de mensagens e realização de ligações de forma mais rápida. A mudança é significativa e parece apontar um distanciamento da empresa do Skype, que possuía mais destaque no Windows 10.

Novidades para aplicativos e jogos

Imagem de ícones de diferentes aplicativos um ao lado do outro
A nova loja de aplicativos promete incluir uma quantidade maior de programas, inclusive apps Android
(Foto: )

Para os gamers de plantão, o novo Windows terá o recurso de melhoramento de imagem Auto HDR, assim como os novos consoles Xbox Series X e S. O Xbox Game Pass também será integrado ao sistema, a partir de um novo aplicativo do Xbox para Windows.

A nova loja de aplicativos Microsoft Store também foi anunciada. Com suporte para diversos tipos de programas, a promessa é que os usuários encontrem todos os apps que precisam diretamente na nova plataforma.

CEO e gerente de produto da Microsoft durante gravações
CEO da Microsoft Satya Nadella e o gerente de produtos Panos Panay durante gravação da conferência para anúncio do Windows 11
(Foto: )

Há ainda permissão para os desenvolvedores usarem suas próprias formas de pagamento nos apps oferecidos na Microsoft Store, diferentemente do que ocorre na App Store da Apple, por exemplo. Por fim, a Microsoft anunciou que aplicativos de Android também integrarão a loja e prometeu divulgar novidades nos próximos meses.

Assista a conferência completa

Leia também:

Golpe do WhatsApp: saiba o que fazer e entenda tudo sobre

Mitos e verdades sobre os efeitos colaterais da vacina contra Covid-19

O que são as variantes do coronavírus e como elas impactam Santa Catarina

Colunistas