nsc
nsc

Décor

Confira 4 macrotendências da decoração que estão impactando a maneira de morar

O movimento da sociedade impacta diferentes áreas, inclusive a estética dos ambientes e a forma de decorar espaços

07/07/2022 - 13h18 - Atualizada em: 07/07/2022 - 13h23

Compartilhe

Estúdio
Por Estúdio NSC
A decoração se reinventa junto à sociedade e especialista fala sobre as principais mudanças no segmento
A decoração se reinventa junto à sociedade e especialista fala sobre as principais mudanças no segmento
(Foto: )

Você já ouviu falar em macrotendência? Diferente de uma simples tendência temporal, as macrotendências são mudanças em grande escala, que se perpetuam por mais tempo. Elas podem afetar diferentes segmentos da sociedade e do consumo, e normalmente correspondem a grandes inovações. Elas são consideradas movimentos que acontecem no mundo e que impactam diretamente no estilo de vida das pessoas. E é claro, impactam também o morar, o agir e, consequentemente, a decoração.

> Parque fabril em Joinville terceiriza processos de marcenaria e otimiza entrega de projetos

A decoradora, mestre em Design UX e influencer Susane Raiter, apontou quatro macrotendências da decoração, que tem sigo vistas em larga escala nos lares. Para trazer esses temas de forma ainda mais palpável, a especialista selecionou quatro peças de décor - escolhidas no Home Center da Madville, referência no segmento em Joinville - e procurou identificar peças que representem essas macrotendências que vieram para ficar.

Biofilia

A macrotendência da biofilia se refere à ideia de trazer a natureza para dentro dos ambientes. A palavra “biofilia” vem do grego “amor às coisas vivas”, e para o universo da arquitetura e decoração, a biofilia revela essa vontade de expressar que se é amigo da natureza. Para isso utiliza-se recursos que permitem criar essa atmosfera de conexão com o meio ambiente, o que se traduz em espaços mais relaxantes.

Biofilia
A Madville conta com grande variedade de peças de decoração, conectadas aos principais movimentos da sociedade
(Foto: )

Tecnologia

Segundo a decoradora Susane, peças que transmitam a ideia de tecnologia, que remetem à automação e todas essas questões de inovação, também estão em alta. Mas as peças não precisam ser necessariamente objetos eletrônicos, podem ser, por exemplo, objetos de decoração industrializados que tenham alta tecnologia empregada em seu processo de fabricação e que tenham formas e materiais diferentes, que de alguma forma lembram o conceito de inovação.

Tecnologia
Em um mundo cada vez mais moderno, contar com elementos em metal dão um up nos ambientes
(Foto: )

— Um exemplo são os produtos de vidro e metal, produtos mais industriais, que trazem essa questão de tecnologia — pontua.

Espiritualidade

Outra macrotendência é a expressão da espiritualidade por meio da decoração.

> Empresa joinvilense é referência no Sul do país na área de decoração

— As pessoas estão se conectando mais com autoconhecimento e com a espiritualidade — explica Susane.

Macrotendência
Apostar em imagens que remetam às crenças é uma macrotendência que veio para ficar
(Foto: )

Para exemplificar essa macrotendência, a decoradora escolheu a imagem de um Buda Hindu, mas ela salienta que podem ser peças diversas, de acordo com as crenças das pessoas, como imagens de santos e também as velas, que estão em alta. Há quem procure um cantinho da sala especialmente para montar um “mini altar”, mas esses objetos de decoração podem estar na estante da sala, no quarto, enfim, contribuindo para a decoração dos mais variados espaços.

Imperfeição perfeita

A última macrotendência elencada pela especialista, mas não menos importante, é a chamada: imperfeição perfeita. Nada mais é do que as peças que lembram que a beleza está também nas imperfeições.

> “É um espaço para toda a família” afirma CEO de empresa de decoração em Joinville

— Selecionei uma mão aberta. Essa peça da mão é feita de material mais poroso, que traz um aspecto mais rústico — diz, ressaltando que há pequenas fissuras na peça.

Imperfeição perfeita
De diferentes nuances, cores e formatos, essa macrotendência conta com infinitas possibilidades na décor
(Foto: )

A ideia é representar a humanidade, com suas imperfeições e sua vulnerabilidade. Mas Susane acrescenta que há outras peças, na Madville, que representam essa macrotendência, como os MDFs que possuem a imagem dos nós da madeira, para expressar essa imperfeição perfeita da natureza, e também aqueles com diferentes nuances de cores.

Variedade, qualidade e bom preço em um único lugar

Agora que você já conhece quatro macrotendências da decoração, pode refletir: com quais você se identifica? Susane ressalta que peças como essa fazem toda a diferença, trazendo mais personalidade, leveza, criatividade e inovação aos ambientes. E dá como dica, para quem quer investir na decoração da casa, para que procure o Home Center da Madville, que é uma referência no Sul do país.

Visite o home center e fique por dentro das novidades! Confira também o site lojamadville.com.br

Leia também

Empresa joinvilense investe em centro de distribuição e passa a expedir mais de 2 mil chapas MDF por dia

Quadros e fotos pessoais em casa: saiba como manter o ambiente elegante e aconchegante

Reformar banheiro sem dor de cabeça é possível? Seis dicas que auxiliam no processo

Colunistas