nsc
dc

Futuro

Conheça a Meta Art City, primeira galeria de arte brasileira no Metaverso

Ambiente virtual permite exposição de obras de artistas de SC e do Brasil

19/04/2022 - 14h49 - Atualizada em: 21/04/2022 - 06h20

Compartilhe

Redação
Por Redação DC
Artista Luciano Martins foi o primeiro a inaugurar a Meta Art City
Artista Luciano Martins foi o primeiro a inaugurar a Meta Art City
(Foto: )

Uma experiência artística imersiva e futurista. Essa é a Meta Art City, a primeira galeria de arte brasileira no Metaverso, que foi inaugurada em Florianópolis neste mês. O espaço virtual mostra como as tecnologias do futuro podem incentivar a cultura e ajudar artistas de Santa Catarina e do Brasil a atingirem um maior público com seus trabalhos.

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

Artista plástico gaúcho e radicado em Floripa, Luciano Martins foi o primeiro a inaugurar a Meta Art City. Ele criou uma linha exclusiva para o ambiente digital, chamada Crazyt Cats. Os traços lúdicos e cores vibrantes são característicos do trabalho do artista, que já teve exposições internacionais em países como Itália, França, Portugal, Estados Unidos e Argentina.

Artista Luciano Martins foi o primeiro a inaugurar a Meta Art City
Artista Luciano Martins foi o primeiro a inaugurar a Meta Art City
(Foto: )

O Meta Art City foi criado em Babylon.js, plataforma de desenvolvimento de jogos que foi lançada em 2013. A tecnologia permite exibir gráficos de ótima qualidade, que podem ser acessados por milhares de pessoas em navegadores simples de web, sem que seja necessário baixar um programa no computador.

Compra de obras de arte em NFT

Além da experiência imersiva de andar por galerias de artistas, no Meta Art City, as pessoas podem também adquirir obras digitais no formato de NFTs.

Um NFT pode ser uma imagem, música, documento, etc, que contém um código de autenticidade exclusivo. Mesmo que a obra seja replicada na internet, é isso que comprova qual é a original e a quem ela pertence.

> Empresas falam sobre como usar metaverso nos negócios

Metaverso

O Metaverso é um mundo virtual que simula a realidade. Dentro desse ambiente é possível conversar com pessoas de qualquer lugar, customizar a aparência, construir uma casa, ir a shows e até comprar peças digitais em formato de NFTs. Tudo isso funciona através de computadores, celulares, óculos e outras peças vestíveis que estão conectadas à internet.

Leia também

Mercado Livre vai reduzir em 50% o tempo de entrega em cidades de SC

Startups de SC revelam os segredos para se tornarem milionárias em menos de 10 anos

Liberação do FGTS: onde investir os R$ 1 mil e fazer o dinheiro render mais

Colunistas