nsc
nsc

Futebol

Conheça as equipes que vão disputar o Campeonato Catarinense Fort 2022

Doze times brigam pelo título de Campeão estadual da temporada. É possível assistir a todos os jogos da competição pelo streaming através do catarinensefort.tv

20/01/2022 - 15h36 - Atualizada em: 21/01/2022 - 12h03

Compartilhe

Estúdio
Por Estúdio NSC
Campeonato Catarinense Fort 2022 - NSC
Campeonato Catarinense Fort começa neste final de semana.
(Foto: )

No sábado (22), começa mais uma edição do Campeonato Catarinense Fort 2022. Ao todo, 12 equipes brigam pelo título da principal competição de futebol de Santa Catarina. Cinco regiões do Estado estarão representadas na disputa, que acontece ao longo dos próximos três meses.

A emoção estará presente já na primeira rodada, com grandes confrontos. Na abertura da competição, a Chapecoense, finalista nas últimas cinco edições do torneio, enfrenta o Barra, de Balneário Camboriú, estreante na elite do futebol estadual. Outro confronto de destaque na rodada de estreia envolve dois dos clubes mais vencedores do Estado: o Figueirense recebe o Joinville, no domingo, em duelo que soma 30 títulos do campeonato.

A bola vai rolar e a expectativa é de uma grande competição - repleta de gols, lances bonitos e muita emoção. As equipes estão em reta final de preparação para a estreia e você pode acompanhar de perto cada lance do Campeonato Catarinense pelo streaming, acessando catarinensefort.tv.

Conheça os clubes que vão disputar o Campeonato Catarinense Fort 2022:

catarinensefort.tv - NSC
12 clubes disputam o Campeonato Catarinense Fort 2022.
(Foto: )

Avaí FC

O Leão da Ilha, como é conhecido, acumula bons momentos nos últimos anos e chega embalado para o estadual. O Avaí é o atual campeão da competição e ainda comemora o acesso à Série A do Campeonato Brasileiro, conquistado em novembro.

Ao lado do rival Figueirense, é o detentor do maior número de títulos do campeonato, com 18 conquistas. O clube, que está sob nova direção, foi reforçado para a temporada de 2022. Entre os reforços contratados, um velho conhecido: o atacante Muriqui, que brilhou com a camisa azurra entre 2008 e 2010, retornou ao Avaí e deve ser um dos pontos fortes do time na busca pelo bicampeonato.

Sobre o Avaí

Nome: Avaí Futebol Clube

Apelido: Leão da Ilha

Cidade: Florianópolis

Estádio: Aderbal Ramos da Silva (Ressacada)

Treinador: Claudinei Oliveira

Barra Futebol Clube

A equipe de Balneário Camboriú é a caçula da competição. Apesar de ser estreante na Série A do Campeonato Catarinense, a ascensão do clube chama atenção: fundado em 2013, acumula conquistas das Séries C e B do estadual, e alcançou a meta de disputar a elite do futebol de Santa Catarina em menos de 10 anos.

A equipe também se reforçou para a disputa do Campeonato Catarinense. Entre os atletas que chegaram, estão o zagueiro Victor Oliveira, o lateral-esquerdo Renan Luís e o atacante Gabriel Pires.

Sobre o Barra

Nome: Barra Futebol Clube

Apelido: Barra

Cidade: Balneário Camboriú

Estádio: O Barra vai mandar seus jogos no Estádio Doutor Hercílio Luz, em Itajaí.

Treinador: Matheus Costa

Campeão da divisão de acesso, Barra estreia na elite do futebol catarinense.
Campeão da divisão de acesso, Barra estreia na elite do futebol catarinense.
(Foto: )

Brusque

O quadricolor do vale tem como objetivo melhorar ainda mais as boas campanhas das últimas temporadas. A meta para 2022 é conquistar o título do estadual. O clube, que vive fase de crescimento, subiu da Série D para a Série B do Campeonato Brasileiro em um intervalo de três anos. Foi finalista do Campeonato Catarinense em 2019, sendo derrotado pela Chapecoense.

A equipe, comandada pelo histórico técnico Waguinho Dias, passa por reformulação no elenco e trouxe jogadores com experiência e conhecidos no cenário nacional, como o centroavante Guilherme e o meia Luiz Antônio.

Sobre o Brusque:

Nome: Brusque Futebol Clube

Apelido: Marreco ou Quadricolor do Vale

Cidade: Brusque

Estádio: Augusto Bauer

Treinador: Waguinho Dias

Camboriú

Outra sensação do Vale do Itajaí é o Camboriú. Vice-campeão da última edição da Série B do Campeonato Catarinense, o “Cambura” retorna à elite do futebol de Santa Catarina após quase uma década. A meta é buscar a classificação para as fases decisivas e alcançar uma das vagas do Estado na Série D do Campeonato Brasileiro.

O clube manteve a base do time que conquistou o acesso em 2021 e, de quebra, reforçou a equipe. O principal reforço é o atacante Jorge Henrique, campeão mundial com o Corinthians (SP) em 2012. Jorge Henrique já foi Campeão Catarinense, em 2018, quando defendia o Figueirense, sendo eleito o craque da competição.

Sobre o Camboriú

Nome: Camboriú Futebol Clube

Apelido: Cambura ou Tricolor da Baixada

Cidade: Camboriú

Estádio: O Camboriú vai mandar seus jogos no Estádio Augusto Bauer, em Brusque.

Treinador: Luan Carlos

Chapecoense

Finalista das últimas cinco edições do Campeonato Catarinense, a Chapecoense quer se manter entre as equipes mais fortes e vitoriosas do Estado e busca retomar o posto de campeã de Santa Catarina. O clube soma 10 conquistas do estadual. Recentemente, também levantou o troféu da Série B do Campeonato Brasileiro.

O clube passou por intensa reformulação no elenco, que começou no comando técnico: o Verdão anunciou Felipe Conceição como treinador da equipe profissional. O atacante Maranhão, que já passou pela Chape em 2016, também é um dos reforços.

Sobre a Chapecoense

Nome: Associação Chapecoense de Futebol

Apelido: Verdão ou Chape

Cidade: Chapecó

Estádio: Arena Condá

Treinador: Felipe Conceição

Concórdia

O Galo do Oeste chega para a terceira temporada seguida na elite do futebol estadual e busca melhorar o desempenho. A meta é chegar nas fases decisivas da competição e conquistar, através da boa campanha, uma das vagas do Estado na Série D do Campeonato Brasileiro.

O experiente goleiro Sidão, que já defendeu clubes como São Paulo, Vasco e Figueirense, é o grande reforço do Concórdia para a disputa do Campeonato Catarinense.

Sobre o Concórdia

Nome: Concórdia Atlético Clube

Apelido: Galo do Oeste

Cidade: Concórdia

Estádio: Domingos Machado de Lima

Treinador: Itamar Schülle

Figueirense

Embalado pela conquista da Copa Santa Catarina, em 2021, e da Recopa Catarinense, o Figueirense quer se isolar como o time com o maior número de títulos do Campeonato Catarinense - levantou a taça em 18 oportunidades e divide o posto com o rival Avaí.

O time quer conquistar a taça pela 19ª vez e, para isso, mudou a estrutura do futebol, com Abel Ribeiro como diretor e Júnior Rocha no comando técnico. Diversos atletas também chegaram ao Estádio Orlando Scarpelli, como o goleiro Victor Hugo e o zagueiro Luiz Fernando.

Sobre o Figueirense

Nome: Figueirense Futebol Clube

Apelido: Figueira ou Furacão

Cidade: Florianópolis

Estádio: Orlando Scarpelli

Treinador: Júnior Rocha

Hercílio Luz

O time do sul do Estado quer chegar mais longe no Campeonato Catarinense. A meta é conquistar a vaga na Série D do Campeonato Brasileiro para a próxima temporada e, para isso, uma boa campanha na competição estadual se faz necessária.

O clube manteve boa parte do elenco que fez uma boa campanha na Copa Santa Catarina de 2021. A comissão técnica, liderada pelo treinador Raul Cabral, também foi mantida em Tubarão. O grupo de jogadores foi reforçado com atletas como o experiente lateral-esquerdo Paulinho.

Sobre o Hercílio Luz

Nome: Hercílio Luz Futebol Clube

Apelido: Leão do Sul

Cidade: Tubarão

Estádio: Aníbal Costa

Treinador: Raul Cabral

Joinville

O time do norte do Estado, que já conquistou o Campeonato Catarinense por 12 vezes, sendo oito delas de forma consecutiva, na década de 80, quer voltar a levantar a taça. Outra meta do clube é recuperar a vaga na Série do Campeonato Brasileiro. Vale destacar também que o JEC, como é conhecido, já foi campeão da segunda divisão do futebol nacional, em 2014.

Com reforços como o lateral Marcelinho e o atacante Tadeu, o Joinville vai em busca do 13º título catarinense sob o comando do técnico Paulo Massaro. A estreia do time será fora de casa, contra o Figueirense.

Sobre o Joinville

Nome: Joinville Esporte Clube

Apelido: JEC

Cidade: Joinville

Estádio: Arena Joinville

Treinador: Paulo Massaro

Juventus

O time de Jaraguá do Sul quer repetir as boas campanhas nas últimas competições. Finalista da Copa Santa Catarina de 2021, o “Moleque Travesso” chega para a terceira temporada consecutiva na Série A do Campeonato Catarinense com a ambição de avançar às fases decisivas e, com isso, manter a vaga na Série D do Campeonato Brasileiro.

O técnico Paulo Foiani foi o escolhido pela diretoria para comandar a equipe em 2022. Além do treinador, alguns jogadores renomados foram contratados, como o atacante Jonatas Belusso.

Sobre o Juventus

Nome: Grêmio Esportivo Juventus

Apelido: Moleque Travesso

Cidade: Jaraguá do Sul

Estádio: João Marcatto

Treinador: Paulo Foiani

Marcílio Dias

O Marinheiro de Itajaí pretende se manter entre as equipes mais competitivas do Estado, e começa o Campeonato Catarinense almejando uma das vagas entre os finalistas da competição. Vindo de boas campanhas nas edições anteriores, a equipe tricolor espera repetir o bom desempenho em 2022 e manter a vaga na Série D do Campeonato Brasileiro.

Técnico Fernando Tonet vai comandar o Marinheiro no Catarinense Fort 2022.
Técnico Fernando Tonet vai comandar o Marinheiro no Catarinense Fort 2022.
(Foto: )

O zagueiro Edimar, o lateral Marcel e o atacante PH foram alguns dos atletas contratados para compor o elenco, que será comandado pelo técnico Fernando Tonet. O experiente goleiro Renan, campeão mundial com o Inter (RS) em 2006, o zagueiro Rafael Klein e o volante Moisés acertaram a permanência no clube para a disputa do estadual.

Sobre o Marcílio Dias

Nome: Clube Náutico Marcílio Dias

Apelido: Marinheiro

Cidade: Itajaí

Técnico: Fernando Tonet

Próspera

O time com sede em Criciúma vai para a segunda temporada seguida na elite do futebol catarinense e tem ambições maiores do que em 2021. A meta, agora, é se classificar para as fases decisivas da competição e buscar uma das vagas do Estado na Série D do Campeonato Brasileiro da próxima temporada.

Para isso, conta com um grande reforço: o seu estádio. O clube fez uma grande reformulação no Estádio Mário Balsini, especialmente no gramado, deixando-o apto para receber partidas oficiais da Federação Catarinense de Futebol. O time será comandado, no estadual, pelo técnico Emerson Cris.

Sobre o Próspera

Nome: Esporte Clube Próspera

Apelido: Time da Raça

Cidade: Criciúma

Estádio: Mário Balsini

Treinador: Emerson Cris

O Campeonato Catarinense Fort 2022 começa neste sábado (22), e o jogo de abertura do estadual é Chapecoense x Barra, na Arena Condá, no Oeste. É possível assistir a todos os jogos do campeonato, incluindo as fases decisivas como semifinal e final pelo streaming através do site catarinensefort.tv.

Para mais informações sobre pacotes e formas de pagamento, clique aqui.

Leia também

Saiba como assistir aos jogos do Campeonato Catarinense Fort 2022 no streaming

Colunistas