nsc
nsc

Cidade criativa

Contato mais próximo da natureza e estilo de vida equilibrado atraem moradores para a Pedra Branca

Conheça a história de Maria de Fatima, amante de viagens, encontrou na Cidade Pedra Branca em Palhoça, um destino permanente para residir

17/08/2021 - 09h02 - Atualizada em: 17/08/2021 - 13h40

Compartilhe

Estúdio
Por Estúdio NSC
Cidade Criativa
Cidade Criativa aposta em conceito de Novo Urbanismo
(Foto: )

Seja para o frio ou para o calor, quando se fala em viajar, Maria de Fatima dos Anjos, empresária, é parceira para todas. Acompanhada do marido, os novos passeios sempre surpreendem. Qualquer lugar repleto de belezas naturais pode ser o destino: recentemente visitaram os cânions catarinenses, as cachoeiras e Serra do Corvo Branco em Urubici, passaram um frio mais intenso em Gramado, aproveitaram o verão nas praias em Garopaba, Porto Belo, Morro de São Paulo e Rio de Janeiro.

> Saiba porque casal escolheu a Pedra Branca para criar raízes e construir um lar

Viajar é bom, e melhor ainda é ter motivos para voltar para a casa. Neste caso, com dois filhos bem crescidos, quem espera são os bichinhos – todos resgatados de maus tratos ou abandono – que fazem do lar do casal um cantinho cheio de aconchego e muito amor.

O gato cinza, Dudu, está com a família há mais de dez anos. A Lola, mesclada branca, preta e laranja, há mais de 11 anos curte tomar um sol de barriga para cima, no tapete gostoso da sala. A gata preta, chamada Peta, foi abandonada no jardim de casa em um dia chuvoso. Billy, o cachorro, se une ao time dos felinos sem maiores problemas.

O lugar que Maria chama de lar e onde reside com o companheiro de um casamento de mais de 34 anos, André, é a Cidade Criativa Pedra Branca. Desde que se mudou, teve uma maior percepção sobre a importância do contato com a natureza e com as pessoas ao seu redor. Como é empresária, com loja de vestuário no Passeio Pedra Branca, tanto o trabalho como o lazer ficam bem perto de casa. Quando está com tempo livre, pratica beach tennis e academia também na Pedra Branca.

> Pedra Branca: Bairro combina criatividade, sustentabilidade e educação

— Morar aqui é ter 100% segurança e qualidade de vida. Isso não tem preço. Nossa locomoção é mínima hoje, porque tudo que a gente faz fica aqui. A gente trabalha, se diverte, faz as refeições aqui no Passeio Pedra Branca, então pra gente isso é incrível — comenta Maria.

Desde 2013, a empreendedora cria moda junto da filha Mariana. Juntas, recebem as clientes, organizam as mercadorias, fazem o marketing, entre tantas outras atividades de uma loja de sucesso. E a união deu tão certo que as duas abriram uma unidade também em Jurerê, na capital catarinense.

— É maravilhosa essa convivência diária com as pessoas, que temos diretamente por conta da loja. A gente acompanha todo o crescimento das famílias chegando, se desenvolvendo... É um resgate maravilhoso de conviver com as pessoas. Isso se perdeu um pouco nas grandes cidades, com o trabalho e com a correria. Aqui existe isso. Estamos muito felizes — reforça.

Cultura, esporte e natureza

Com design, arquitetura e urbanismo únicos, a Pedra Branca é palco para inúmeros editoriais de moda de diversos canais e marcas. Cada edificação tem características únicas. No Passeio Pedra Branca, os estabelecimentos comerciais podem ser acessados a pé, por meio de calçadas largas, com bancos para descanso e sombra de muitas árvores.

Além disso, os esportistas encontram estruturas amplas para prática de esportes, como quadras de areia para vôlei ou beach tennis e pistas para andar de bicicleta, skate, patins ou caminhar com o pet. O slackline também virou moda entre os frequentadores do Passeio – basta prender a fita entre duas árvores e testar se é bom de equilíbrio. Como as distâncias são curtas, as bicicletas são as queridinhas dos moradores e há pontos para guardá-las distribuídos no Passeio.

A Sustentabilidade também envolve apoio e divulgação da cultura local. Por isso, o bairro possui obras de arte espalhadas pelas calçadas e praças. Mas o ponto preferido da criançada no bairro é o Espelho D'água, onde podem correr e brincar. Para os casais apaixonados, o ponto de encontro é ao redor do Lago Pedra Branca, ideal para fazer um piquenique ou até deitar para pegar um sol na grama nos dias onde ele aparece.

Na primavera, a família de patos passeia ao redor das árvores com flores rosadas ao final do dia. Para os aventureiros, vale deixar um pouco o Passeio e se aventurar em um acampamento no Pico da Pedra Branca, de onde se captam as mais belas imagens no pôr-do-sol.

Quer saber mais como é viver em um bairro que prioriza sustentabilidade, cultura e esporte? Acesse o especial da Cidade Criativa Pedra Branca

Leia também

Estilo de vida de Mariah inspira: Saiba como é viver no bairro Pedra Branca

Mais conexão junto à comunidade: Empresária escolhe Palhoça para viver com mais qualidade de vida

Colunistas