Contratos da merenda escolar de Indaial são alvo de investigação na Câmara de Vereadores
Prefeitura rompeu contrato no começo do ano por "qualidade comprometida" do serviço e chamou outra empresa para assumir a merenda escolar em caráter emergencial
Comissão Especial de Inquérito foi instaurada nesta semana (Foto: Divulgação)
Os contratos de merenda escolar da rede pública de Indaial são alvo de uma investigação da Câmara de Vereadores. A Comissão Especial de Inquérito (CEI) foi instaurada oficialmente nesta segunda-feira (14), durante uma sessão extraordinária. Os parlamentares querem saber se houve irregularidades tanto no contrato do ano passado, rescindido em maio de 2025, quanto no contrato emergencial em vigor.
Continua depois da publicidade
A instauração do inquérito foi solicitada por cinco dos 13 vereadores — número mínimo exigido para a abertura da comissão. O requerimento é assinado pelos vereadores Lucio Vanderlinde (Novo), Carlos Eduardo Cunha (MDB), Henrique Fritz (MDB), Elton Marcos Possamai (Novo) e Elaine Pickler (PSDB).
Os parlamentares apontam indícios que teriam motivado a investigação. Entre eles estão: alterações no cardápio servido nas creches e escolas; atrasos superiores a 90 dias nos pagamentos à empresa contratada; falhas de comunicação entre a empresa fornecedora, a Secretaria de Educação e as escolas; e a contratação emergencial de nova empresa com valores por refeição superiores ao contrato anterior.
A comissão será composta pelos vereadores Fernanda dos Santos Moser (PL), Lucio Vanderlinde (Novo) e Flávio Molinari (PSD). Eles têm 120 dias para concluir os trabalhos, prorrogáveis por mais 30, mediante a deliberação do plenário. Ao final das investigações, será apresentado um relatório, que poderá resultar em medidas de natureza político-administrativas, o qual passará por votação em sessão.
Os parlamentares também poderão decidir pelo envio das cópias dos autos ao Ministério Público, caso sejam identificados elementos que justifiquem a apuração de eventuais responsabilidades civis ou penais.
Continua depois da publicidade
Relatório expôs falhas na merenda de Indaial
Em março deste ano, uma reportagem do NSC Total Blumenau mostrou que um relatório interno da própria prefeitura apontava falhas na merenda escolar servida às crianças da rede pública de ensino. O documento enviado à Secretaria de Educação apontou, por exemplo, a limitação na oferta de alguns alimentos, as substituições no cardápio sem aviso prévio e mantimentos em embalagens inadequadas.
Imagens do relatório interno da prefeitura sobre merenda escolar (Fotos: Reprodução)
Passados dois meses, a prefeitura rompeu o contrato com a prestadora do serviço, alegando “qualidade comprometida”. O contrato anual com a antiga empresa era na casa dos R$ 17 milhões. Com a nova contratada, o valor ficou em R$ 16,7 milhões para 12 meses. Conforme apurado pela reportagem, valores do contrato anterior ficaram pendentes e eram alvo de discussão na prefeitura.
A prefeitura de Indaial disse que não vai se manifestar sobre o inquérito.
Fotos revelam como era Indaial antigamente
1
Construção da Ponte dos Arcos de Indaial, em 1926 (Foto: Arquivo Histórico de Blumenau, Divulgação)
Como era o Centro de Indaial (Foto: Acervo bolinha)
Começo da construção da empresa Albany em Indaial, 1984. Na foto estão o prefeito Luiz Polidoro e o vice Arno Zosche (Foto Arquivo histórico, Divulgação)
Centro de Indaial na década de 1950 (Foto: Acervo bolinha)
Centro de Indaial na década de 1940 (Foto: Acervo bolinha, Divulgação)
Centro de Indaial em 1986 (Foto: Acervo de Luiz Polidoro, Divulgação)
Busca ao Rei do Tiro com desfile no Centro de Indaial, sem ano (Foto: Acervo de Luiz Polidoro)
Antigo Hotel Lauth entre a Marechal Deodoro e a Floriano, em indaial, 1931 (Foto: Arquivo histórico de Indaial, Divulgação)
Antigo Estádio das Cerejeiras em Indaial, casa do XV de Outubro (Foto: Fabiano Gonzaga, arquivo pessoal)
Antiga fabrica de produtos suínos Carlos Schroeder (Arquivo histórico de Indaial, Divulgação)
1920, Centro de Indaial — primórdios da Avenida Getúlio Vargas com o prédio da prefeitura e a Farmácia Keunecke (Foto: Arquivo histórico de Indaial, Divulgação)
Warnow em Indaial, 1934 — ano em que a cidade se emancipou de Blumenau (Foto: Arquivo histórico de Blumenau, Divulgação)
Solenidade Cívica de 1º de maio em Indaial, 1944 (Foto: Arquivo histórico de Indaial, Divulgação)
Ponte dos Arcos e Ponte Nova, Centro de Indaial (Foto: Acervo de Luiz Polidoro, Divulgação)
Petersen Companhia, em 1988, ficava onde hoje é a Uniasselvi, às margens da BR-470 (Foto: Luiz Polidoro, Arquivo pessoal)
Pavilhão Sérgio Luiz Petters, em 1980, em Indaial (Foto: Acervo de Luiz Polidoro, Divulgação)
Passageiros aguardando vagões na Estação de trem do Centro de Indaial, onde fica atualmente o Museu Ferroviário e o Arquivo Histórico do município (Foto: Arquivo histórico de Indaial)
Otto Stange e Olga Enns ao lado do Tempo Dreirad Hanseat, carro de três rodas que rodava por Indaial no passado (Foto: Beno Pasold, Arquivo pessoal)
No plano principal vemos a antiga Capela Santa Inês na década de 1950. Quando foi construída a atual igreja mais abaixo do terreno, esta Capela foi demolida (Foto: Acervo de Alfredo Nagel, Divulgação)
Marcha do Rei da Sociedade Bandeirante da Mulde na década de 1960 (Foto: Jeane Sievert Zibell, Arquivo pessoal)
Indaial no passado, sem data (Foto: Arquivo histórico de Indaial)
Indaial na década de 1920 (Foto: Arquivo histórico de Blumenau, Divulgação)
Indaial em 1955 (Foto: Acervo de Asta Nagel, Divulgação)
Indaial em 1938 (Foto: Acervo de Edson Lanznaster, Divulgação)
Inauguração da Ponte dos Arcos em Indaial, em 1926 (Foto: Arquivo histórico de Blumenau, Divulgação)
Igreja evangélica do Carijós, em 1950. Ao lado está o Rio Benedito (Foto: Arquivo histórico de Indaial, Divulgação)
Harpya danceteria em Indaial, ano de 1998 (Foto: Arquivo histórico de Indaial, Divulgação)
Região central de Indaial, nas imediações do Hospital Beatriz Ramos (Foto: Joel Silva, Arquivo pessoal)
Trabalhadores da Estrada de Ferro Santa Catarina na estação de Indaial (Foto: Christiane Scheider, Arquivo pessoal)
Vista da Rua Marechal Floriano Peixoto. É possível ver a torre da Igreja Santa Inês (Foto: Arquivo histórico de Indaial, Divulgação)
Enchente de Indaial em 1911 (Foto: Arquivo histórico de Indaial, Divulgação)
Empresa Carlos Schroeder SA, que funcionou durante décadas em Indaial. Possuía loja de secos e molhados fecularia e laticínios, com filiais nas cidades de Timbó e Rio do Sul (Foto: Arquivo histórico de Indaial, Divulgação)
Eleição em Indaial sem data, na câmara da cidade (Foto: Acervo do Arquivo nacional, Divulgação)
Durante o Carnaval de 1935, meninas de Indaial seguram placa escrito “Erwin pindura”, ou seja, para que Erwin Hardt faça fiado no Hotel Hardt da cidade (Foto: Acervo de Heinrich Pasold)
Desfile integralista em Indaial na década de 1930 (Foto: Arquivo Histórico de Blumenau, Divulgação)
Descarregamento da primeira máquina das indústrias Fey em Indaial, 1970 (Foto: Acervo Fey, Divulgação)
Construção da Ponte Ministro Victor Konder — a ponte nova— em Indaial, 1986 (Foto: Acervo de Heinz Beyer, Divulgação)
Construção da Ponte dos Arcos em Indaial, ano de 1926 (Foto: Arquivo histórico de Blumenau, Divulgação)
Companhia Lorenz na Estrada Velha, em Indaial (Foto: Arquivo histórico de Blumenau, Divulgação)
Registro tirado durante a Revolução de 1930, em Indaial (Foto: Acervo de Goreti Hamser, Divulgação)
Comemoração do penta da Seleção brasileira em Indaial, 2002 (Foto: Beno Pasold, arquivo pessoal)