O traslado do corpo de Gabriel Santiago, catarinense de 27 anos que morreu em acidente de moto em Londres, no Reino Unido, pode levar até 20 dias. O prazo foi informado ao g1 SC pelo tio do brasileiro Gerson Santiago, nesta sexta-feira (22).
Continua depois da publicidade
Receba notícias do DC via Telegram
De acordo com Gerson, esse é o tempo que a burocracia local demora para a liberação do corpo e confecção da certidão de óbito do jovem. A partir daí, Gabriel poderá ser trazido para sua cidade natal, Criciúma, no Sul do Estado. A família criou uma vaquinha online para arrecadar os R$ 160 mil necessários para pagar o traslado.
Até as 17h desta sexta, o valor arrecadado pela vaquinha foi de R$ 10.008,58. Segundo Gerson, uma quantia também foi enviada para a conta da mãe de Gabriel.
— Estamos com 50% a 60% do valor que a gente precisa para trazer o Gabriel. Temos em torno de 15 dias para levantar o restante deste valor — disse.
Continua depois da publicidade
A mãe do jovem é professora de rede pública e foi para Londres. A mãe da esposa de Gabriel também viajou para o Reino Unido. O tio contou que a família tem recebido auxílio do Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty), com informações e contatos.
Ao g1 SC, o Itamaraty informou nesta sexta que acompanha o caso por meio do Consulado-Geral do Brasil em Londres. Em nota, o ministério também disse que “permanece à disposição para prestar a assistência cabível aos familiares do nacional brasileiro, em conformidade com os tratados internacionais vigentes e com a legislação local”.
Catarinense estava em Londres “em busca de uma vida melhor”
O catarinense morreu em um acidente de trânsito em Londres, no Reino Unido, na tarde de terça-feira (19). Ele e a esposa são de Criciúma, no sul do Estado, e foram morar no Exterior para realizar um sonho. O casal estava lá há dois anos.
— Os dois foram morar lá em busca de uma vida melhor — conta o tio dele Gerson Santiago.
Gabriel, que atuava como motoboy, estaria trabalhando no momento em que sofreu o acidente, segundo o tio.
Continua depois da publicidade
— Ele teve a frente cortada por uma motorista e morreu no local. Ele era bem cauteloso na moto.
Leia também
Apresentadores de SC associam não vacinados a judeus e são indiciados: “Holocausto repaginado”
Casal de mulheres é agredido em posto de gasolina de SC: “Dores não deixam esquecer”