A Organização Mundial da Saúde (OMS) confirmou nesta sexta-feira (5) que a Covid-19 não é mais uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII). Este é o maior título de alerta da organização. A decisão, no entanto, não interfere no título de pandemia, que segue valendo. As informações são do g1.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

A doença recebeu esse título no final de janeiro de 2020 devido ao surto do novo coronavírus. Já em março, ela foi declarada como pandemia.

Primeiro caso da subvariante arcturus da Covid-19 é registrado em São Paulo

No começo deste ano, a OMS havia divulgado um vídeo explicando a diferença entre a ESPII e a pandemia. A líder técnica da entidade, Maria van Kerkhone ressaltava que, mesmo que a organização decretasse o fim da emergência este ano, o mundo ainda teria que lidar por um tempo com a pandemia.

Continua depois da publicidade

— Isso porque esse vírus está aqui conosco e veio para ficar. É muito difícil definir quando você chega num status em que um novo vírus se torna uma pandemia. Já a ideia de declarar uma ESPII é para coordenar uma ação imediata antes que esse evento se torne ainda maior e vire uma pandemia — disse na época.

Em Santa Catarina, mais de 2 milhões de casos foram confirmados. Desses, 22.778 morreram em decorrência da Covid-19.

Leia também:

SC amplia público para vacina bivalente contra a Covid

Mais de 100 municípios de SC terão novas vagas no programa Mais Médicos

Destaques do NSC Total