Santa Catarina tem 224 vagas reservadas no novo edital do Mais Médicos, publicado nesta semana no Diário Oficial da União. O documento prevê que os profissionais enviados ao Estado atuem em 114 municípios. O programa foi retomado oficialmente em março deste ano.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Cada cidade catarinense vai contar com, no mínimo, um médico do programa, sendo que 15 delas terão pelo menos quatro médicos. Itajaí é o município com mais postos e lidera a lista, com 13 vagas. Na sequência aparecem Brusque (9), Blumenau e Palhoça (8), Içara (7) e Braço do Norte, Chapecó, Florianópolis e Mafra (com 5 cada).

Em todo o país, serão 6.252 vagas para atender 2.074 municípios. Na esfera dos municípios atendidos, Manaus (AM) detém maior número de vagas. Para a capital do Amazonas estão previstos 256 profissionais — mais do que o total para Santa Catarina.

Para atender as regiões que mais precisam, o Mais Médicos utiliza critérios na distribuição das vagas, como a situação de vulnerabilidade social, maior dependência do SUS para o acesso da população à saúde e dificuldade de provimento de profissionais.

Continua depois da publicidade

O programa prevê, ainda, a abertura de 15 mil novas vagas até o fim deste ano. A meta é chegar a 28 mil profissionais em todo o país, levando-se em conta os contratos ainda ativos, com presença principalmente em áreas de extrema pobreza. As bolsas são de cerca de R$ 12,8 mil, acrescidas de ajuda de custo de moradia.

Leia também

Com aumento de 200% nos casos de chikungunya, SC está em alerta para a doença

SC pede urgência na liberação de vacina da dengue como aconteceu com a Covid

Índice de obesidade dispara e SC contabiliza mais de 398 mil pacientes com doença crônica

Destaques do NSC Total