Asafe Pereira de Sousa, de apenas 6 anos, passou por um susto ao ser picado por uma jararaca, cobra entre as mais venenosas do Brasil, no dia 30 de abril, em Tocantins. A criança foi socorrida e levada para a ala infantil do Hospital Geral de Palmas (HGP), onde ficou internada por 11 dias até o quadro de saúde ficar estável. Com informações do g1.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
O acidente aconteceu próximo ao Parque Agrotecnológico Engenheiro Agrônomo Mauro Mendanha, em Palmas. O menino estava com o pai quando foi picado pela cobra na perna. Apesar do susto, o pequeno se recuperou sem sequelas. Para a mãe, a estudante de enfermagem Amanda Pereira Santos, “foi um milagre”.
— Asafe teve duas reações alérgicas graves, conhecidas como anafilaxia, que podem evoluir para choque anafilático e, em muitos casos, são fatais. Ele ficou 11 dias internado, sendo três deles na sala vermelha, em estado crítico. Os médicos afirmaram que ele é um milagre, e que sobreviveu a uma condição gravíssima — disse a mãe.
Quais são as cobras mais comuns em SC
Continua depois da publicidade
A criança recebeu alta no dia 10 de maio e continua tomando medicamentos até este fim de semana. A mãe afirmou que seguirá as orientações dos médicos que atenderam o menino para evitar novos acidentes.
— Orientou evitar levá-lo para lugares com mata, além de redobrar os cuidados com a limpeza do quintal. Mesmo dentro de casa, recomendou que ele esteja sempre usando calça comprida e bota, pois, após ter apresentado uma reação alérgica, não é seguro expô-lo a riscos — complementa.
Cuidados com cobras da espécie Jararaca
A jararaca é uma cobra venenosa do gênero Bothrops presente em todo o território nacional. Conforme o Ministério da Saúde, o grupo que compõe a espécie das jararacas é o maior responsável por causar acidentes com serpentes no Brasil. Das picadas registradas no país em 2022, 69,3% eram dessa espécie.
Caso a população encontre uma serpente, é recomendado que acione o resgate por meio de órgãos ambientais ou os bombeiros, pois matar animais da fauna silvestre, entre eles as cobras, é proibido por lei e configura crime ambiental com pena de prisão e multa.
Continua depois da publicidade
Leia mais
Cobra entre as mais venenosas do Brasil assusta moradores e impressiona pelo tamanho em SC
Camuflada em árvore, cobra de 2 metros impressiona e gera “perrengue” em Jaraguá do Sul






