Sócio do Clube NSC pode conhecer de perto a história do Rancho Açoriano e degustar as ostras cultivadas no local, com 15% de desconto sobre o valor do consumo no restaurante e serviços de take away e delivery. Se você não é sócio e também quer aproveitar todos os benefícios do clube, assine o NSC Total, a maior plataforma de conteúdo de Santa Catarina. Clique aqui e saiba mais.
Continua depois da publicidade
Em 1970, a chamada ostra do Pacífico ganhou força comercial no Brasil e foi introduzida no estado pela Universidade Federal de Santa Catarina como alternativa à pesca artesanal. Através de parceria com a UFSC, Dario Gonçalves iniciou o processo de cultivo nos anos 1990 com a ideia inicial de receber os amigos para confraternizar no rancho de pesca, no Ribeirão da Ilha.
O sucesso na produção inicial levou o manezinho a comercializar informalmente o molusco, onde amigos e familiares pegavam e levavam a iguaria para casa. Porém, alguns queriam provar a receita original e foi nesse momento que a esposa de Seu Dario, Dona Nita Gonçalves, acendeu o fogareiro e começou a receber os primeiros clientes. Assim que surgiu o Rancho Açoriano, oficialmente em 1997, dando início também a valorização das ostras na cidade.
> Restaurantes com desconto do Clube NSC dão dicas de pratos que são a cara do inverno
Fazendo jus ao pioneirismo na região, Dario Gonçalves fundou ao lado dos vizinhos a primeira associação do segmento, a Amasi (Associação dos Maricultores do Sul da Ilha), momento em que os governantes começaram a olhar diferente e a valorizar o cultivo na cidade.
Continua depois da publicidade
No menu da casa – que conta também com uma segunda unidade na praia de Itaguaçu, em Coqueiros -, os visitantes encontram diversas opções da iguaria, como natural, ao bafo, gratinada, defumada, à milanesa, ao alho e óleo, acebolada, ao vinagrete, com aroma de gengibre, ao bechamel de gruyère, com Martini e suco de limão, além de gorgonzola e crispy de alho poró. Por mês, são consumidas em média 24 mil unidades de ostras, em especial, as gratinadas, com receita exclusiva e secreta do Rancho.
O espaço, administrado por Seu Dario e os filhos Luana, Marcela e o chef Bruno Gonçalves, oferece ainda uma experiência guiada aos clientes no Ribeirão, que conta a história, mostra a produção e é finalizada com uma degustação harmonizada com espumantes assinada pela sommelier da casa, Kelly Harayama.
Sócio do Clube NSC pode conhecer de perto a história do Rancho Açoriano e degustar as ostras cultivadas no local, com 15% de desconto sobre o valor do consumo no restaurante e serviços de take away e delivery.