nsc
nsc

Gastronomia açoriana

Clube NSC: sócio tem desconto no Rancho Açoriano que trabalha com arte no cultivo de ostras

Sócio do Clube NSC tem desconto no restaurante que traz na bagagem a valorização da iguaria em Florianópolis

28/06/2021 - 13h30

Compartilhe

Iuri
Por Iuri Barcellos
Ostras in natura servidas com limão
Sócio do clube conta com desconto de 15% sobre o valor do consumo no restaurante e em serviços de take away e delivery
(Foto: )

Sócio do Clube NSC pode conhecer de perto a história do Rancho Açoriano e degustar as ostras cultivadas no local, com 15% de desconto sobre o valor do consumo no restaurante e serviços de take away e delivery. Se você não é sócio e também quer aproveitar todos os benefícios do clube, assine o NSC Total, a maior plataforma de conteúdo de Santa Catarina. Clique aqui e saiba mais.

Em 1970, a chamada ostra do Pacífico ganhou força comercial no Brasil e foi introduzida no estado pela Universidade Federal de Santa Catarina como alternativa à pesca artesanal. Através de parceria com a UFSC, Dario Gonçalves iniciou o processo de cultivo nos anos 1990 com a ideia inicial de receber os amigos para confraternizar no rancho de pesca, no Ribeirão da Ilha. 

O sucesso na produção inicial levou o manezinho a comercializar informalmente o molusco, onde amigos e familiares pegavam e levavam a iguaria para casa. Porém, alguns queriam provar a receita original e foi nesse momento que a esposa de Seu Dario, Dona Nita Gonçalves, acendeu o fogareiro e começou a receber os primeiros clientes. Assim que surgiu o Rancho Açoriano, oficialmente em 1997, dando início também a valorização das ostras na cidade.

> Restaurantes com desconto do Clube NSC dão dicas de pratos que são a cara do inverno

Ostras cozidas dentro de panela
O Rancho Açoriano conta com um cardáio repleto de receitas com ostras e outros frutos do mar
(Foto: )

Fazendo jus ao pioneirismo na região, Dario Gonçalves fundou ao lado dos vizinhos a primeira associação do segmento, a Amasi (Associação dos Maricultores do Sul da Ilha), momento em que os governantes começaram a olhar diferente e a valorizar o cultivo na cidade. 

No menu da casa - que conta também com uma segunda unidade na praia de Itaguaçu, em Coqueiros -, os visitantes encontram diversas opções da iguaria, como natural, ao bafo, gratinada, defumada, à milanesa, ao alho e óleo, acebolada, ao vinagrete, com aroma de gengibre, ao bechamel de gruyère, com Martini e suco de limão, além de gorgonzola e crispy de alho poró. Por mês, são consumidas em média 24 mil unidades de ostras, em especial, as gratinadas, com receita exclusiva e secreta do Rancho.

O espaço, administrado por Seu Dario e os filhos Luana, Marcela e o chef Bruno Gonçalves, oferece ainda uma experiência guiada aos clientes no Ribeirão, que conta a história, mostra a produção e é finalizada com uma degustação harmonizada com espumantes assinada pela sommelier da casa, Kelly Harayama.

Sócio do Clube NSC pode conhecer de perto a história do Rancho Açoriano e degustar as ostras cultivadas no local, com 15% de desconto sobre o valor do consumo no restaurante e serviços de take away e delivery. 

Colunistas