Fabiano Zettel, empresário e cunhado do dono do Banco Master, Daniel Vorcaro, foi preso na manhã desta quarta-feira (14) durante a nova fase da operação Compliance Zero, da Polícia Federal. Segundo informações do O Globo, ele estava em um aeroporto com destino a Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

Continua depois da publicidade

Um dos alvos de busca e apreensão, ele foi detido antes de embarcar para o exterior. Depois, foi liberado pela polícia.

Vorcaro, inclusive, também foi preso, em novembro do ano passado, enquanto embarcava em um jatinho no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, com destino a Dubai. A ação ocorreu durante a primeira fase da operação no momento em que a PF avançava as suspeitas de irregularidades praticadas no âmbito do Banco Master.

A reportagem tentou contato com a defesa de Fabiano Zettel, mas não teve retorno até a publicação.

Quem é Daniel Vorcaro?

Continua depois da publicidade

Nesta segunda fase, os agentes cumprem 42 mandados de busca e apreensão em endereços ligados a Vorcaro e a familiares em São Paulo. As ordens foram expedidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e incluem medidas de sequestro e bloqueio de bens e valores que ultrapassam R$ 5,7 bilhões.

Os policiais investigam a venda de títulos de crédito falsos pelo Banco Master, que emitia Certificados de Depósito Bancário (CDBs) com a promessa de pagar ao cliente até 40% acima da taxa básica do mercado, um retorno considerado irreal pelas autoridades. Segundo estimativa da PF, as fraudes podem chegar a R$ 12 bilhões.

A defesa de Daniel Vorcaro informou que tem “colaborado integral e continuamente com as autoridades competentes”. “Todas as medidas judiciais determinadas no âmbito da investigação serão atendidas com total transparência”, alegam.

Além disso, a defesa enfatiza que permanece à disposição para prestar esclarecimentos, “reforçando seu interesse no esclarecimento completo dos fatos e no encerramento célere do inquérito”.

Continua depois da publicidade