nsc
dc

Prazo

Declaração do Imposto de Renda 2021 é prorrogada para maio

De acordo com novo prazo da Receita Federal, as declarações poderão ser realizadas até fim do mês

12/04/2021 - 08h53

Compartilhe

Mayara
Por Mayara Souto
Aplicativo da receita federal
Receita Federal prorroga prazo para declarar o imposto de renda
(Foto: )

A Secretaria da Receita Federal informou nesta segunda-feira, em publicação do Diário Oficial da União, que o prazo final de entrega da Declaração de Imposto de Renda das Pessoas Física (IRPF) de 2021 pode ser realizado até 31 de maio. Anteriormente, o prazo era fim de abril.

> Imposto de Renda 2021: saiba como declarar

Além disso, também foram prorrogados para a mesma data os prazos de entrega da Declaração Final de Espólio e da Declaração de Saída Definitiva do País, bem como o vencimento do pagamento do imposto relativo às declarações.

> MEI precisa declarar Imposto de Renda em 2021? Entenda

Segundo informações do G1, o órgão alega que a extensão dos prazos aconteceu para "suavizar as dificuldades impostas pela pandemia do Coronavírus (Covid-19)". 

— A medida visa proteger a sociedade, evitando que sejam formadas aglomerações nas unidades de atendimento e demais estabelecimentos procurados pelos cidadãos para obter documentos ou ajuda profissional — informou a Receita ao G1.

Como fica o pagamento de cotas 

Devido ao adiamento, quem quiser pagar o imposto via débito automático desde a 1ª cota deverá fazer a solicitação até o dia 10 de maio. 

> Imposto de Renda 2021: a idade limite para incluir os filhos na declaração

Para quem preferir pagamento em boleto, o órgão informou que todas as cotas poderão ser emitidas pelo programa da Receita Federal ou pelo Extrato da Declaração, disponível no Centro Virtual de Atendimento (e-CAC), no site.

Nova extensão de prazo possível

Na última semana, o Senado Federal aprovou um projeto que prorroga o prazo de entrega do imposto de renda até 31 de julho. O texto foi aprovado pela Câmara, mas devido a atualização, deve ser novamente analisado pelos deputados. Caso aprovado, a proposta seguirá para sanção do presidente Jair Bolsonaro.

> Imposto de Renda 2021: veja tudo que você precisa saber

* Com informações do G1

Colunistas