A Defesa Civil de Santa Catarina fez um alerta para chuvas intensas com raios, rajadas de vento e alagamentos pontuais para quatro regiões catarinenses nas próximas horas desta terça-feira (30).
Continua depois da publicidade
Após estragos no Oeste, SC mantém alerta de perigo para tempestades
O aviso para chuvas de intensidade entre moderada e forte vale para o Litoral Norte, Grande Florianópolis, Baixo e Médio Vale do Itajaí, e vale até às 20h30 de terça-feira.
Quase 120 casas já foram afetadas pelas chuvas em SC
Até o momento, segundo a Defesa Civil, já são 119 casas afetadas nos municípios de Concórdia, Águas de Chapecó, Chapecó, Cunha Porã e Xanxerê.
Nesta terça-feira, o município de Cunha Porã decretou situação de emergência por conta do “alagamento e destelhamentos de residências e estabelecimentos particulares, transbordamento de rios, destruição de pontes, pontilhões e bueiros no perímetro rural”.
Continua depois da publicidade
As chuvas intensas já causaram danos significativos em cidades do Oeste. Em Chapecó, ao menos 67 casas foram destelhadas em bairros como Aldeia Condá e Distrito de Marechal Borman. Em Concórdia, cerca de 40 residências foram afetadas por ventos fortes, raios e granizo.
Na cidade de Águas de Chapecó, rajadas de até 81 km/h arrancaram o telhado de uma casa, arremessando-o contra outra residência e um carro. Já em Cunha Porã, seis casas foram danificadas e uma estrada rural precisou ser interditada.
Apesar dos estragos, não há registros de mortes ou feridos.
Veja fotos das tempestades
Semana seguirá com tempo instável, segundo a Defesa
O restante da semana em Santa Catarina será de tempo instável, típico de primavera, conforme a Defesa Civil. Há previsão de chuva frequente, acompanhada por temporais, com chuva intensa, rajadas de vento e possibilidade de granizo.
Entre quarta (1º) e quinta-feira (2), uma frente fria associada a um sistema de baixa pressão no sul do Paraguai se afasta para o mar, mas o fluxo de calor e umidade da região amazônica permanece sobre o Estado, que combinado a sistemas de baixa pressão em diversos níveis da atmosfera, favorece a ocorrência de pancadas de chuva e temporais isolados, do Extremo Oeste ao Litoral Sul.
Continua depois da publicidade
Na Grande Florianópolis, Litoral Norte, Vale do Itajaí e Planalto Norte o tempo se mantém mais fechado com chuva a qualquer momento devido à circulação marítima. Nessas regiões, o potencial para temporais é mais baixo e os possíveis transtornos são associados principalmente a alagamentos e deslizamentos pontuais, conforme a Defesa Civil.
Na sexta-feira (3), a instabilidade volta a ganhar força com a formação de um intenso sistema de baixa pressão no Norte gaúcho, que associado ao fluxo de calor e umidade volta a provocar temporais em Santa Catarina, sobretudo do Extremo Oeste ao Litoral Sul e no Alto Vale do Itajaí.
Já no sábado (4), a chuva dá uma trégua no Estado, que passa a experimentar a condição pré-frontal, com a formação de uma frente fria no Rio Grande do Sul.
Veja recomendações da Defesa Civil
- Durante os temporais, busque um local abrigado, longe de janelas e objetos que possam ser arremessados.
- Em caso de chuva intensa com alagamentos, jamais atravesse ruas alagadas ou pontes e pontilhões submersos.
- Em caso de ventos fortes, evite transitar e/ou abrigar-se próximo de árvores, placas, muros e postes de energia.
Continua depois da publicidade
*Sob supervisão de Giovanna Pacheco
Leia também
Tiroteio interrompe live de taróloga e vítima invade casa pedindo socorro em Camboriú
Mais de 500 jovens participam de missa em homenagem ao santo millennial Carlo Acutis em SC







