nsc
dc

Pandemia

Depois de um dia "sem vítimas", SC registra 27 mortes por Covid-19

Segundo a SES, números desta quarta-feira (10) são dados dos municípios que estavam represados

10/11/2021 - 17h45

Compartilhe

Por Luana Amorim
Mais de 19 mil pessoas já morreram, vítimas da doença, em Santa Catarina
Mais de 19 mil pessoas já morreram, vítimas da doença, em Santa Catarina
(Foto: )

Após comemorar um dia sem mortes registradas, Santa Catarina confirmou mais 27 vítimas da Covid-19 nesta quarta-feira (10), de acordo com dados do Painel do Coronavírus do NSC Total. Agora, o Estado tem 19.763 óbitos pela doença desde o início da pandemia. 

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES), os registros são de dados represados que, na terça-feira (9), não estavam no sistema estadual. Ou seja, de segunda para terça, não houve a inclusão de novas mortes. Porém, entre terça e esta quarta, as secretarias municipais adicionaram no banco de dados as vítimas pela doença. 

O superintendente de Vigilância em Saúde, Eduardo Macário, inclusive, já havia salientado que situações como o desta quarta-feira poderiam acontecer. 

— Essa informação [de não registrar mortes] deve ser vista com cautela, pois pode haver um atraso na digitação por parte dos municípios ou óbitos ocorridos nas últimas 24 horas e que ainda não foram registrados no sistema oficial, poderão ser computados posteriormente — disse. 

Mesmo com o acréscimo, a SES afirma que o número de mortes continua em declínio em SC. Com os novos óbitos, o Estado passa a ter uma média móvel de 7,6 vítimas por Covid-19 nos últimos sete dias (3 a 9 de novembro), uma queda de 36% em relação ao período anterior - 27 de outubro a 2 de novembro.

SC tem 5.004 casos ativos de Covid-19

Nesta quarta-feira (10), o Estado confirmou mais 726 casos da Covid-19, chegando ao total de 1.222.642 desde o início da pandemia. 

Desses, 5.004 permanecem ativos, ou seja, pessoas que ainda podem transmitir o vírus, em 239 municípios. Joinville lidera com 483 casos ativos, seguida de Florianópolis, com 440, e Blumenau, com 316. 

Leia também: 

Modelos de registro são motivo de “diferença” entre dado de Joinville e SC sobre Covid

Balneário Camboriú tem sombra na praia mesmo após alargamento

Previdência complementar de SC voltará à Alesc sem deputados e comissionados

Colunistas