nsc
dc

Verão

Descubra a praia que combina natureza, história e aventura em SC

Praia é popular por ser uma das mais bonitas e preservadas

30/11/2021 - 17h46 - Atualizada em: 30/11/2021 - 18h49

Compartilhe

Estúdio
Por Estúdio NSC
Praia do Santinho fica no Norte de Florianópolis
Praia do Santinho fica no Norte de Florianópolis
(Foto: )

No Norte da capital de Santa Catarina, Florianópolis, está localizada uma das praias mais bonitas, sofisticadas e privadas do Sul brasileiro. É a praia do Santinho, que carrega consigo belezas naturais e um pedaço fundamental da história catarinense. É nesta praia que está localizado um dos melhores resorts do Brasil, o Costão do Santinho.

A Praia do Santinho faz divisa com as praias dos Ingleses e de Moçambique, a cerca de 37 quilômetros do centro de Florianópolis. E além de toda a estrutura do resort, ela tem muito a oferecer para quem deseja ter contato com a natureza e conhecer um lugar novo. Devido às fortes ondas, este trecho do mar é bastante procurado por surfistas e é ideal para aventuras aquáticas. Além disso, a praia também conta com uma extensa faixa de areia que, mais para a região norte, se transforma em um longo e belo campo de duna.

> Floripa além do Costão do Santinho: saiba o que visitar na Ilha durante sua estadia

Antigamente, esta praia já foi conhecida como Praia das Aranhas. O nome se deu por conta de um pequeno arquipélago que se localiza a poucos metros dali, que têm como características a grande quantidade e diversidade de aranhas.

Morro das Aranhas

Esse é passeio ideal para quem pretende se aprofundar nas memórias da região.
Esse é passeio ideal para quem pretende se aprofundar nas memórias da região.
(Foto: )

Os apaixonados por trilhas não podem deixar de conhecer o Morro das Aranhas. Nele, é possível fazer uma caminhada de aproximadamente 2.200 metros, recheada de belas paisagens e toda a diversidade de fauna e flora do litoral catarinense. Ao longo da trilha, há áreas ideais para o banho de mar e uma vista privilegiada da Ilha das Aranhas, Praia do Moçambique, Parque Estadual do Rio Vermelho, e ainda, seis córregos.

> Costão do Santinho oferece pacotes especiais para diferentes momentos do ano

A caminhada inicia no canto sul do Santinho, e é neste espaço que estão localizadas inscrições rupestres com mais de 5 mil anos de história. É o passeio ideal para quem pretende se aprofundar nas memórias desta região. Já o fim da trilha é na Praia do Moçambique, a mais extensa de Santa Catarina. É estimado que o trajeto todo leve cerca de uma hora para ser concluído, no entanto, é importante ressaltar que há alguns trechos difíceis na caminhada, com muitas pedras e desníveis. Por isso, não é um passeio indicado para crianças e idosos.

O Morro das Aranhas é uma reserva particular que pertence ao Costão do Santinho e que tem mais de 20 anos de história. Ali, estão conservadas a biodiversidade e os ecossistemas naturais da região, que é banhada pelo Oceano Atlântico e cercada pela Mata Atlântica. Os apaixonados pela natureza podem observar espécies de aves, mamíferos, répteis, anfíbios e insetos ao longo da trilha. Cerca de 160 espécies diferentes já foram catalogadas neste espaço, sendo que algumas delas foram vistas pela primeira vez em Florianópolis, como a andorinha-de-bando e o maçarico-do-campo.

> Costão do Santinho é lugar ideal para viver momentos inesquecíveis

As inscrições rupestres do Morro das Aranhas foram feitas entre mil a cinco mil anos atrás pelos Povos Sambaquis. Os símbolos foram marcados em lugares como rochas, penhascos e costões, e ajudam a reconstruir a história desta região. Para quem deseja conhecê-las, o trajeto está sinalizado e conta com calçamento. Além disso, há murais com informações sobre os desenhos e as chamadas oficinas líticas, onde são encontradas pedras polidas e resquícios da civilização que ali habitava.

Complexo do Costão do Santinho

Quem pretende conhecer esta estrutura e ainda se hospedar em um resort all inclusive, que conta com uma diversidade cultural, gastronômica e de entretenimento, precisa conhecer o Costão do Santinho. Cercado por todas as belezas da Praia do Santinho, o resort conta com atividades para toda a família e contempla os mais diferentes gostos e preferências.

Além da praia e das aventuras na floresta, quem se hospeda no Costão desfruta de quadras de tênis e poliesportiva, campo de futebol, arena de beach tennis, trilhas ecológicas, nove piscinas, ofurôs, banheiras de hidromassagem e um dos melhores SPAs do Brasil. O hotel ainda conta com seis restaurantes, programações temáticas e mais de 200 mil m² de infraestrutura.

Quem se hospeda neste resort, pode contar com uma experiência construída por cinco pilares: Cultura e História; Natureza; Entretenimento; Gastronomia; e Humanidade. Atualmente, o resort é referência nacional em hospedagem e consolidou-se como uma das principais opções para quem deseja aproveitar o litoral catarinense em grande estilo, em qualquer época do ano, e aproveitando o que há de melhor em sabor, diversão e tranquilidade.

Quer conhecer outras iniciativas do Costão? Acesse o canal no NSC Total.

Leia também

Muito além do verão: Costão do Santinho tem opções de diversão o ano todo

Conheça o Costão do Santinho, único resort all inclusive do Sul brasileiro

Colunistas