O mercado automotivo brasileiro continua em recuperação no primeiro semestre de 2025, com 1.129.004 veículos emplacados e crescimento de 6,7% em relação ao mesmo período de 2024.

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O estudo AutoAcrefi, realizado pela Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento (Acrefi) em parceria com a Cox Automotive e divulgado pela Bright Consulting, analisa variações de preços, desempenho por tipo de combustível, marca, modelo e idade dos veículos, além de destacar o crescimento dos veículos eletrificados e a valorização dos usados em junho.

Nesse mês foram emplacados 15.525 veículos eletrificados, representando uma alta de 8% em relação ao mesmo período do ano anterior, apesar de uma queda de 6,7% em relação a maio.

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Pela primeira vez no ano, modelos 100% elétricos (BEV) e híbridos plug-in (PHEV) responderam por mais de 85% das vendas do segmento, impulsionados por marcas como BYD e GWM, com uma participação de mercado de 8,8%.

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Modelos como BYD Dolphin e Dolphin Mini, com maior autonomia e menor custo de manutenção, estão ganhando espaço entre motoristas de aplicativo e consumidores que priorizam eficiência e economia, especialmente na região sul do País.

Consumidor busca preço mais acessível

De acordo com o AutoAcrefi, os preços de veículos continuam apresentando uma ligeira queda nos modelos zero-km (-0,23%) e seminovos (-0,29%), enquanto os usados valorizam-se (0,29%).

Essa tendência reflete uma maior demanda por veículos mais acessíveis, em um cenário de crédito mais restrito e taxa Selic elevada (15% ao ano).

Além disso, houve um aumento nas vendas diretas, que incluem negócios com frotistas, locadoras e empresas, representando 51% do total em junho, comparado a 42,5% em junho de 2024.

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— A entrada de novos players, a maior oferta de eletrificados e a força das vendas corporativas têm redesenhado o perfil do consumo no país— , afirma Cintia Falcão, membro da diretoria executiva da Acrefi.

Seminovos elétricos

O estudo AutoAcrefi também indica que a desvalorização dos carros elétricos seminovos tem sido semelhante à dos veículos a combustão, mas oferece melhor relação custo-benefício devido à economia com combustível e manutenção.

A principal preocupação é o estado da bateria, cuja troca pode representar até 50% do valor do veículo, embora relatos indiquem alta durabilidade.

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O mercado de seminovos elétricos está em expansão, impulsionado pelo crescimento de novos modelos e maior confiança dos consumidores, tornando-se uma opção cada vez mais acessível e popular no Brasil.

Motos crescem no semestre

No primeiro semestre, o mercado de motocicletas registrou crescimento de 10,3%, com mais de 1 milhão de unidades emplacadas, representando aproximadamente 44% dos veículos comercializados no Brasil. Apesar de uma pequena diminuição de 7,2% em maio, o setor permanece aquecido.

Marcas como Shineray e Bajaj se destacaram com aumentos de 93,3% e 222%, respectivamente, no semestre. Além disso, as motos elétricas tiveram crescimento de 52,5% nos licenciamentos, com mais de 5 mil motos emplacadas, lideradas por fabricantes como VMoto, GCX e Shineray.

Por Lucia Camargo Nunes da @viadigitalmotorsoficial

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