O brasileiro adora reunir os amigos para celebrar, ainda mais em uma mesa de bar cheia de drinks e bebidas variadas. Por isso, a sensação de ressaca é bastante comum entre as pessoas do nosso país. Afinal, quem nunca sentiu um mal estar depois de uma noite de alguns exageros?

Continua depois da publicidade

Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp

Brincadeiras à parte, a prática é tão comum que o dia 28 de fevereiro acabou se consolidando como o dia da ressaca no Brasil – algo bastante simbólico, já que também é o mês do Carnaval. Então, dito isso, quer saber mais sobre a história do “Dia da Ressaca” e como ele pode ser comemorado? É só continuar a leitura!

Primeiramente, vamos relembrar o que é a ressaca. De acordo com o Instituto Nacional de Abuso de Álcool dos Estados Unidos, o problema consiste em uma série de sintomas causados pelo exagero na ingestão de álcool. Dentre esses sintomas estão náusea, dor de cabeça, dor de estômago e dor muscular. De forma geral não é grave, mas causa incômodo.

Continua depois da publicidade

Então, o que é e como prevenir a ressaca?

Afinal, quem inventou o Dia da Ressaca?

Então, por que a ressaca tem um dia específico para ser celebrada? De acordo com o site Calendarr a “comemoração” serve para lembrar os efeitos da ressaca e como quem a tem com frequência pode evitar ou mitigar seus sintomas.

Já a data de 28 de fevereiro, por outro lado, foi escolhida no Brasil pois normalmente é o último dia do mês em que acontece o Carnaval, e essa é uma festa onde o consumo de álcool em excesso é bastante comum.

Continua depois da publicidade

Dia da Ressaca ao redor do mundo 

Ao contrário do que se pode imaginar, o Dia da Ressaca não é uma exclusividade brasileira. Na verdade, a data é ainda mais celebrada no exterior do que aqui. Algo que muda é o dia do ano em que a festa é feita. Nos Estados Unidos, por exemplo, o Dia Nacional da Ressaca é em 1º de janeiro de cada ano. Lá, a data foi instituída em 2015 no estado do Arkansas. Isto pois acreditava-se que era necessário colocar mais uma celebração neste dia.

O site Calendarr aponta ainda que internacionalmente as pessoas usam esse dia como um pretexto para se reunir, beber e contar suas histórias de bebedeiras e ressacas. Afinal de contas, faz sentido “celebrar a ressaca” dessa maneira, não é mesmo?

Confira formas de aliviar a ressaca

Agora, vamos trazer para você alguns indicativos de como aliviar a ressaca durante não só, mas também durante, a data. De acordo com o Centro de Informações de Saúde e Álcool, a ressaca só se alivia quando o álcool é oxidado do organismo. Portanto, o site Harvard Health tem algumas dicas para que isso aconteça:

Continua depois da publicidade

  • Beba líquidos: O álcool promove mais vontade de urinar pois inibe o hormônio que controla a produção dos rins. Se a sua ressaca tiver vômito ou diarréia, a desidratação será ainda maior. Mesmo que a náusea deixe a ingestão difícil, a água alivia os sintomas;
  • Consuma carboidratos: O álcool também promove uma diminuição do nível de açúcar no sangue. E um dos efeitos disso pode ser dor de cabeça ou tontura, sintomas clássicos da ressaca. Assim, os carboidratos ajudam a normalizar esses níveis;
  • Tome analgésicos: A maioria dos analgésicos, como aspirina, ibuprofeno e os anti-inflamatórios não esteroidais aliviam os sintomas. Porém, o Tylenol deve ser evitado, pois a mistura dele com o álcool pode ser tóxica para o fígado.

Já as dicas para prevenir a ressaca, por sua vez, são bastante simples: não ingerir álcool de estômago vazio, beber com moderação e intercalar a ingestão de água entre os drinks.

Leia também

Conheça as polêmicas ações proibidas para a família real britânica

Entenda o que significa e a origem da expressão “Céu de Brigadeiro”

Destaques do NSC Total