nsc
dc

Mundo Animal

Diferença entre cobra e serpente; saiba como identificar os animais

As maneiras de chamar pelo mesmo animal podem variar de região para região

15/11/2021 - 12h34 - Atualizada em: 15/11/2021 - 12h36

Compartilhe

Brenda
Por Brenda Bittencourt
Entenda qual é a principal diferença entre os dois termos
Entenda qual é a principal diferença entre os dois termos
(Foto: )

Cobra, serpente, ofídio e até víbora. Esses são alguns dos nomes comunus dados para os mesmos animais. Essas maneiras de chamar pelo mesmo animal podem variar de região para região. No entanto, os mais comuns de serem utilizados pela maioria das pessoas são cobra e serpente. Mas no fim das contas, existe diferença entre os dois?

> Compartilhe esta notícia com seus amigos no WhatsApp

Existe diferença entre cobra e serpente?

Algumas pessoas acreditam que serpentes possuem veneno e cobras não. No entanto, a verdade, é que não há diferença entre os dois nomes, ou seja, cobra e serpente significam a mesma coisa, sendo venenosa ou não. A diferença entre os dois termos está ligada a família que estes animais pertencem.

Já a víbora, não é um nome genérico. As víboras são cobras (ou serpentes) da família Viperidae, capazes de injetar veneno através de sua dentição. Essas espécies, geralmente, possuem a cabeça triangular e fosseta loreal, como a jararaca e a cascavel.

Mas, se falarmos de uma maneira geral, as serpentes também podem ser animais que não sejam cobras. Isso porque o nome "serpente" é designado aos animais que rastejam.

Sobre as serpentes

As serpentes são animais que compõem o grupo dos répteis, mesmo que não possuam extremidades, pois as escamas presentes na região ventral da sua pele são utilizadas para a sua locomoção.

Nesse contexto, elas são um subgênero do reino animal, enquanto as cobras são uma das diferentes famílias que fazem parte do extenso grupo de serpentes existentes. Ademais, o grupo de serpentes possui outras famílias, tais como os elapídeos, elapidae (cobras, serpentes de coral, mambas e serpentes marinhas), ou os viperídeos, viperidae (víboras e crotalus).

Sobre as cobras

As cobras são da família dos colubrídeos (colubridae), a maior parte das serpentes que existem no mundo fazem parte desta família também, juntando aproximadamente 1800 espécies. Elas possuem diversas espécies inofensivas de tamanho médio, como a cobra-lisa-europeia ou a cobra-de-escada. Porém, algumas cobras são venenosas, com seus dentes situados na parte posterior da cavidade bucal.

> Cobra mais venenosa do Brasil foi capturada quatro vezes em 12 dias no Vale do Itajaí

Saiba por que tantas cobras têm aparecido em SC

O aparecimento de cobras em ambientes urbanos tem sido cada vez mais comum em Santa Catarina. Para biólogos, o calor e a urbanização próxima a áreas de mata são fatores que explicam o aumento no avistamento desses animais.

Segundo o biólogo e professor universitário Jackson Preuss, o calor influencia no aumento das atividades das cobras. As mudanças climáticas, que alteram e intensificam o clima no mundo, contribuem muito para o aparecimento dos animais.

Cobras mais perigosas vistas em SC

> Bebê chora e pais o encontram enrolado por cobra

Conheça a diferença entre cobras-corais

Leia também

​Cobra píton amarela é venenosa? Descubra tudo sobre a espécie

Cobra de jardim é venenosa? Conheça a espécie

Quais as cobras venenosas mais encontradas em Blumenau

Cobras venenosas em Santa Catarina; saiba mais e quais os cuidados

Colunistas