nsc
dc

iPhone

Disputa entre Apple e Gradiente por verdadeira propriedade do iPhone vai ao STF

Disputa judicial entre as duas empresas se estende por quase dez anos

14/06/2021 - 07h23 - Atualizada em: 14/06/2021 - 07h30

Compartilhe

João
Por João Scheller
Celular android branco, com wallpaper escrito Gradiente Iphone
"Gradiente Iphone" foi lançado em 2012, mas vendas não empolgaram
(Foto: )

Depois de cerca de dez anos de disputas judiciais, Apple e Gradiente (atual IGB Eletrônica) vão disputar a verdadeira propriedade da marca “iPhone” no Supremo Tribunal Federal (STF). 

Em dezembro de 2020, o ministro Dias Toffoli decidiu que as empresas deveriam tentar um acordo de conciliação, mas depois de mais de 20 reuniões as partes não chegaram a um consenso. AS informações foram apresentadas pela mediadora do caso, Ellen Gracie, na quinta-feira (10).

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

Agora cabe ao relator decidir quais serão os próximos passos numa novela que vem se arrastando por quase uma década. Toffoli pode levar a discussão ao plenário do Supremo, tomar uma decisão por conta própria ou fazer um pedido por mais informações.

IPhone teve pedido de registro em 2000

A Gradiente entrou com pedido de registro do “G Gradiente Iphone” em março de 2000 no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi), porém o pedido só foi atendido mais de sete anos depois, em janeiro de 2008. O iPhone da Apple, lançado em janeiro de 2007 nos Estados Unidos, chegou no Brasil apenas no final de 2008.

> O que são as variantes do coronavírus e como elas impactam Santa Catarina

A empresa brasileira até chegou a lançar o “Gradiente Iphone” no final de 2012, mas as vendas não empolgaram. Em 2013, a Apple pediu que a marca “Iphone” da Gradiente fosse anulada, dada a situação de mercado do iPhone, o que deu início a toda disputa.

Leia também:

Veja mapas e dados da vacinação por cidade

WWDC 2021: iOS 15 e mais novidades da Apple

Google anuncia programa para ajudar vendas de pequenos negócios na web

Colunistas