nsc
dc

APPLE

WWDC 2021: iOS 15 e mais novidades da Apple

FaceTime disponível para usuários de Windows e Android, além de um sistema de notificações remodelado são parte das novidades anunciadas

07/06/2021 - 16h37 - Atualizada em: 08/06/2021 - 09h11

Compartilhe

João
Por João Scheller
Tela mostra dispositivos da Apple
Versão beta das atualizações estará disponível a partir de hoje para desenvolvedores
(Foto: )

Em sua conferência anual para desenvolvedores (WWDC), a Apple anunciou novidades para os softwares de seus produtos, como o iOS 15, para os iPhones e iPad OS, para os tablets da companhia. Novas funcionalidades no aplicativo de videochamadas FaceTime, iMessage e um sistema de notificações completamente remodelado fazem parte das novidades.

> Mitos e verdades sobre os efeitos colaterais da vacina contra Covid-19

Os novos sistemas anunciados pela empresa estão disponíveis em versão de teste para desenvolvedores a partir de hoje e de forma pública a partir de julho. De acordo com a Apple, a versão final ficará disponível no final de setembro, ou como foi anunciado, no outono no hemisfério norte.

iOS 15: Videochamadas, novas notificações e reconhecimento de texto em imagens

Tela mostra detalhes do novo sistema da Apple
Novidades no FaceTime e no sistema de notificações são algumas das mudanças anunciadas pela Apple
(Foto: )

A nova versão do FaceTime permitirá a participação de usuários fora do ecossistema Apple, que poderão entrar em chamadas de grupo por meio de um link. É a primeira vez, desde o lançamento do aplicativo em 2010, que usuários de Windows e Android poderão usar o serviço. Novos recursos de redução de ruído em chamadas e visualização de vídeos em grupo, no estilo da extensão “Netflix Party”, também foram anunciados.

O novo iOS também conseguirá reconhecer textos em imagens, sejam elas print screens do dispositivo ou fotos tiradas com a câmera. O novo recurso chamado de “Live Text” permitirá copiar e colar essas informações e utilizá-las no sistema, como em mensagens ou buscas.

> Marcelo Adnet ganha programa na Globoplay para narrar a CPI da Covid

Um sistema de notificações renovado também foi anunciado. Com ele, o iPhone irá condensar as notificações menos importantes e mostrá-las ao usuário em pacotes de mensagens no decorrer do dia.

“Queremos liberar espaço para deixar você focar e estar no momento”, disse Craig Federigh, vice-presidente de Engenharia de Software da Apple, durante a apresentação.

Além das novas notificações, um modo de foco permitirá que o usuário defina quando está usando o celular à trabalho ou para tarefas pessoais, o que mudará as notificações apresentadas, além dos apps disponíveis na tela de início. Essas funcionalidades poderão ser sincronizadas entre outros dispositivos Apple.

> Em site especial, saiba mais informações sobre a pandemia do coronavírus

O novo Apple Wallet irá aperfeiçoar o controle de chaves, desde fechaduras de casas até de quartos de hotel, além de permitir a digitalização de carteiras de identidade, recurso ainda restrito a algumas regiões dos Estados Unidos. Além disso, o aplicativo de Tempo finalmente ganhará uma reformulação de interface depois de anos quase imutável. Novidades nos aplicativos Mensagens, Mapas e Fotos também foram anunciadas.

Novidades também chegam ao iPad e Mac

Tela mostra Mac controlando iPad com o novo recurso
Novo recurso permite utilizar cursor do Mac para controlar aplicativos no iPad
(Foto: )

Os iPads passarão a contar com novos recursos multitarefa, além de Widgets e Biblioteca de Apps, ambos já existentes nos iPhones desde o ano passado. As novidades ficaram por conta da integração entre os tablets e computadores da Apple. Será possível usar o cursor do mouse no Mac para controlar os iPads (e outros Mac), além de compartilhar arquivos.

> As diferenças entre as vacinas da Pfizer, Astrazeneca e Coronavac

O novo MacOS, chamado de Monterey, também contará com os novos recursos anunciados para os apps FaceTime e Mensagens do iOS e passará a permitir o espelhamento de imagens via AirPlay, como está disponível nas Apple TVs. Novos recursos de automação de atividades por meio do app Atalhos e atualizações no Safari também chegam à plataforma.

“Na Apple, acreditamos que privacidade é um direito humano”, afirmou Federigh em outro momento da apresentação. Novos de recursos de privacidade no aplicativo de e-mail da empresa e durante a navegação no Safari também foram apresentados.

> Recorde de frio em SC: confira as menores temperaturas registradas na história

Confira a conferência completa da WWDC 2021:

Leia também:

Caso Evandro: o que aconteceu e as teorias do crime da série na Globoplay

O que são as variantes do coronavírus e como elas impactam Santa Catarina

Neve em Santa Catarina: saiba em quais cidades é possível ver o fenômeno

Colunistas