O processo de erosão que avança sobre parte do Morro das Pedras, em Florianópolis, se intensificou no fim de semana. Segundo a Defesa Civil, o mar avançou e a área atingida passou de 200 metros para cerca de 400 metros. Doze propriedades sofreram danos e há risco de desmoronamento de imóveis.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Florianópolis e região pelo WhatsApp
O gerente da Defesa Civil de Florianópolis, Alexandre Vieira, afirmou que os muros das residências próximas ainda não foram derrubados, mas que a distância das ondas até as estruturas diminuiu para um metro em alguns pontos.
— Nesse momento o mar continua agitado e com maré alta. Há previsões de picos de ondas no quadrante Sul de 2 metros. Essa previsão vai até terça-feira (1º) — comentou Alexandre.
Sacos de areia foram colocados pelos moradores para tentar amenizar o impacto das ondas. Contudo, vídeos publicados durante o fim de semana mostram o mar derrubando parte das estruturas.
Continua depois da publicidade
— Está caótico aqui. […] Não tem o que falar. Não tem como expressar esse momento porque é de muita dor — diz a moradora Cinthia Sens em uma das filmagens.
A Defesa Civil diz que espera o fim da maré alta para substituir os sacos de areia por paliçadas. O órgão alerta que a permanência no local está proibida e é de risco porque dois postes que caíram no mar ainda foram removidos.
— Tem muitas pontas de ferro, caco de vidro, rochas e tijolos [na água] e está perigoso. No mar, três surfistas se feriram e tiveram escoriações no rosto devido à queda no poste que está submerso. A recomendação é não passar por aquele local — comenta Alexandre.
A retirada dos postes e das árvores também deve ser feita quando a maré baixar.
Veja vídeo do avanço do mar no Morro das Pedras
Leia mais
Florianópolis começa a vacinar contra Covid-19 trabalhadores do transporte aéreo
Continua depois da publicidade
SC deve manter restrições e estuda decreto mais curto por receio de nova onda
Morre filho de Whindersson e da catarinense Maria Lina
Florianópolis tem 14 escorpiões-amarelos achados em caixa de esgoto; 9 bairros registram casos