nsc
hora_de_sc

Meio ambiente

Dobra área atingida por erosão no Morro das Pedras, em Florianópolis

Defesa Civil alerta para previsão de maré alta e mar agitado até terça-feira (1º)

31/05/2021 - 14h08

Compartilhe

Catarina
Por Catarina Duarte
Doze propriedades foram afetadas pelo processo de erosão
Doze propriedades foram afetadas pelo processo de erosão
(Foto: )

O processo de erosão que avança sobre parte do Morro das Pedras, em Florianópolis, se intensificou no fim de semana. Segundo a Defesa Civil, o mar avançou e a área atingida passou de 200 metros para cerca de 400 metros. Doze propriedades sofreram danos e há risco de desmoronamento de imóveis.

> Receba notícias de Florianópolis e região pelo WhatsApp

O gerente da Defesa Civil de Florianópolis, Alexandre Vieira, afirmou que os muros das residências próximas ainda não foram derrubados, mas que a distância das ondas até as estruturas diminuiu para um metro em alguns pontos.

— Nesse momento o mar continua agitado e com maré alta. Há previsões de picos de ondas no quadrante Sul de 2 metros. Essa previsão vai até terça-feira (1º) — comentou Alexandre.

Sacos de areia foram colocados pelos moradores para tentar amenizar o impacto das ondas. Contudo, vídeos publicados durante o fim de semana mostram o mar derrubando parte das estruturas.

— Está caótico aqui. [...] Não tem o que falar. Não tem como expressar esse momento porque é de muita dor — diz a moradora Cinthia Sens em uma das filmagens.

A Defesa Civil diz que espera o fim da maré alta para substituir os sacos de areia por paliçadas. O órgão alerta que a permanência no local está proibida e é de risco porque dois postes que caíram no mar ainda foram removidos.

— Tem muitas pontas de ferro, caco de vidro, rochas e tijolos [na água] e está perigoso. No mar, três surfistas se feriram e tiveram escoriações no rosto devido à queda no poste que está submerso. A recomendação é não passar por aquele local — comenta Alexandre.

A retirada dos postes e das árvores também deve ser feita quando a maré baixar.

Veja vídeo do avanço do mar no Morro das Pedras

Leia mais

Florianópolis começa a vacinar contra Covid-19 trabalhadores do transporte aéreo

SC deve manter restrições e estuda decreto mais curto por receio de nova onda

Morre filho de Whindersson e da catarinense Maria Lina

Florianópolis tem 14 escorpiões-amarelos achados em caixa de esgoto; 9 bairros registram casos

Colunistas